A Câmara Legislativa realiza nesta quinta-feira (8) sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a partir das 10h, no plenário da Casa. A homenagem à luta das mulheres por igualdade de oportunidades foi proposta pelos deputados Raimundo Ribeiro (PPS), Joe Valle (PDT), Sandra Faraj (sem partido), Celina Leão (PPS), Luzia de Paula - (PSB), Liliane Roriz (PTB), Telma Rufino (sem partido).

Os parlamentares querem discutir com os participantes do evento tanto situações de vulnerabilidade como as dificuldades das mulheres para alcançar melhores postos de trabalho e remuneração. Na ocupação de cargos políticos no Brasil, as mulheres são minoria. Na Câmara Legislativa do Distrito Federal, elas representam apenas 20% das vagas.

8 de março - A data reforça a luta pelos direitos das mulheres desde 1857, quando um grupo de 129 operárias, em Nova Iorque, participou de manifestação para reivindicar a diminuição da jornada de trabalho de 14 para 10 horas diárias. Em repressão ao movimento, as mulheres foram trancadas e incendiadas na fábrica.

Em 1910, numa conferência de mulheres realizada na Dinamarca ficou decidido que a data em que as 129 operárias morreram carbonizadas marcaria o Dia Internacional das Mulheres. Desde então, o 8 de março reúne mulheres .

CLDF