Há alguns dias, fui impactada com um texto feito pela empresa Feminaria, que busca promover a equidade e a ascensão profissional feminina auxiliando mulheres que desejam empreender por meio de programas de consultoria e gerenciamento de negócios.
No post publicado em seu portal, com o título: Mães Empreendedoras não são bem-vindas na Feira do Empreendedor (clique aqui para ler na íntegra), a advogada Ana Bavon, 39 anos, fundadora e diretora executiva da consultoria, questionava o fato de um dos mais importantes eventos do setor, a Feira do Empreendedor, promovida pelo Sebrae -SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), não aceitar que mães empreendedoras tenham acesso ao local com filhos menores de 14 anos. A exposição ocorre entre 7 e 10 de abril, no Anhembi, com entrada gratuita.
Em alguns trechos de seu texto, Ana lança algumas perguntas como: “uma mulher empreendedora que não tem com quem deixar os filhos não entra na feira?” e “se a maior instituição de fomento ao empreendedorismo não pode oferecer um lugar seguro para nós mulheres, quem pode?”.
Esudo GEM 2016, realizado em parceria com Sebrae e IBQP, diz que as mulheres representam 51,5% dos empreendedores iniciais / Foto: Pixabay
O empreendedorismo feminino cresce a cada ano. Segundo dados do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2016, estudo realizado pela parceria entre Sebrae e IBQP, as mulheres representavam 51,5% dos empreendedores iniciais, ou seja, novos empreendimentos com até 3,5 anos.
“Está todo mundo olhando para a mulher, mas será que todas as empresas que fomentam o empreendedorismo feminino estão cientes da complexidade que é isso? E, dentro desse universo, ainda tem o empreendedorismo materno. O Sebrae não está preparado para isso, se estivesse, colocava um espaço Kids do lado de fora, dando acesso a essas mulheres. 80% das nossas clientes são mães e nossa decisão representa essa turma, por isso é impossível para a Feminaria participar desse evento”, comenta Ana Bavon.
Ana Bavon, fundadora e diretora executiva da consultoria Feminaria / Foto: Divulgação
O Família Plural foi apurar junto ao Sebrae as razões pela qual menores de 14 anos não podem entrar no evento, mesmo que acompanhados pelos pais. Confira, na íntegra, a nota enviada pela entidade:
“Mães empreendedoras são muito bem-vindas na Feira do Empreendedor do Sebrae-SP. Sempre. E não só na Feira, mas durante todo o ano e em todas as nossas frentes de atuação. Hoje são 238 locais de atendimento presenciais em todo o Estado de São Paulo, com as portas abertas para receber e orientar todas as mães que já empreendem ou têm o sonho de empreender.
Apenas em 2017, o Sebrae-SP realizou 1,2 milhão de atendimentos para mulheres, o que equivale a 50% do total. É importante notar que mais de 90% dos atendimentos são gratuitos, e os que não são têm seus custos subsidiados, dentro da missão do Sebrae-SP de fomentar o empreendedorismo para todos.
Especificamente para mulheres e mães, o Sebrae-SP tem iniciativas como encontros mensais de Mulheres Empreendedoras em parceria com a Rede Mulher Empreendedora e nos Escritórios Regionais do Sebrae-SP; Prêmio Mulher de Negócios; Programa Speed Mentoring Woman Tech, voltado para empreendedoras com projetos digitais e de tecnologia.
Além disso, o Sebrae-SP acaba de lançar, em parceria com o Ministério Público, uma cartilha sobre como o empreendedorismo feminino pode ajudar vítimas de violência doméstica a romper o vínculo de dependência econômica que, muitas vezes, a impede de denunciar o agressor.
Para as crianças e jovens, o Sebrae-SP leva o empreendedorismo para a sala de aula com o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), direcionado para alunos do ensino fundamental. Na cidade de São Paulo, a Escola de Negócios Alencar Burti oferece ensino gratuito nos níveis técnico e tecnológico, por meio da Etec Sebrae e Fatec Sebrae.
A Feira do Empreendedor é uma das iniciativas do Sebrae-SP dentro desse universo. É um evento de negócios focado na capacitação, orientação e treinamento de empreendedores e potenciais empresários, que chega a receber, em dias de pico, até 40 mil pessoas. A decisão de não permitir a presença de menores de 14 anos, mesmo acompanhados de qualquer responsável, segue critérios técnicos relativos a esse perfil de evento.
A Feira do Empreendedor de 2017 recebeu 141 mil pessoas em seus quatro dias, sendo 49% mulheres. A nota de satisfação do público foi de 8,5 e a recomendação do evento ganhou nota 9,2.
É importante ressaltar também que a Feira não se esgota nos seus quatro dias. As principais palestras terão transmissão em tempo real e todo o conteúdo exclusivo dos espaços do Sebrae-SP estarão disponíveis nas nossas unidades de atendimento.
A Feminaria foi uma das expositoras selecionadas para participar da edição de 2018 da Feira pela sua atuação de consultoria a empreendedoras. Ressaltamos que, em todas as comunicações sobre a Feira, iniciadas em outubro de 2017, havia a informação da limitação de idade para entrada no evento.
Compreendemos a decisão da empresa de não fazer parte da Feira e aproveitamos para convidá-la para participar de nossas iniciativas voltadas ao público feminino.”
Feira do Empreendedor / Foto: Reprodução
De acordo com especialistas, muitas mulheres optam em ter o próprio negócio por necessidade: trazer uma renda extra para casa ou, muitas vezes, ser até mesmo a renda principal. Há também o fato de se depararem com empresas que resistem em contratar colaboradores do sexo feminino, ou ainda, por não terem com quem deixar os filhos e não possuir condições financeiras para manter o pagamento de uma creche. O empreendedorismo, em muitas ocasiões, dá à mulher a oportunidade de trabalhar em casa e de ter mais flexibilidade de horários.
Questionado pelo blog sobre o trecho do comunicado que diz “a decisão de não permitir a presença de menores de 14 anos, mesmo acompanhados de qualquer responsável, segue critérios técnicos relativos a esse perfil de evento”, o Sebrae respondeu, por meio de sua assessoria de imprensa, que “a dinâmica da Feira do Empreendedor envolve atividades como palestras, capacitações, oficinas e atendimento pessoal. Esse tipo de atividade acontece em salas de aulas ou auditórios. Trata-se de um ambiente focado para negócios”.
Perguntamos também se, com tantos parceiros, não havia a possibilidade de disponibilizarem um “espaço kids” para que as mães empreendedoras que não têm com quem deixar os filhos pudessem levar suas crianças e aproveitar o evento com tranquilidade, já que o próprio Sebrae identifica que as mulheres são as mais representativas no que se refere a empreendimentos iniciais. A resposta dada pela comunicação da entidade foi: “não teremos essa resposta. O posicionamento do Sebrae-SP é o que já enviamos e reafirmamos que a feira é recomendada para maiores de 14 anos”.
Fonte: Estadão
0 Comentários