Ato na praça Zumbi dos Palmares reuniu cerca de 400 pessoas. Marielle foi assassinada a tiros na noite de quarta-feira.

Por Marília Marques, G1 DF

Ato no centro de Brasília homenageou a vereadora Marielle Franco, assassinada no Rio de Janeiro (Foto: Marília Marques/G1)

Manifestantes do Distrito Federal e do Entorno fizeram um ato no fim da tarde desta quinta-feira (15) em homenagem à vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco (PSOL). Ela foi morta a tiros na noite de quarta (14) dentro de um carro na capital fluminense.

De acordo com os organizadores, o ato reuniu cerca de 400 pessoas na praça Zumbi dos Palmares, região central de Brasília. Outras 10 cidades do país também programaram protestos.

"Historicamente têm nos matado. Infelizmente Marielle não será a última."

A frase da servidora pública Elaine Meirelles resumia o sentimento da maioria das mulheres que participaram da manifestação. Elaine conviveu com Marielle durante a última vez em que a vereadora esteve em Brasília, em abril do ano passado.

Elaine disse que juntas, elas participaram de uma reunião partidária para discutir a presença feminina em espaços de decisão e, principalmente, na política. "Marielle morreu por ser o que defendia, mulher preta, lésbica, da periferia", disse a servidora.

A vereadora Marielle e um grupo de mulheres em reunião em abril deste ano, no DF (Foto: Arquivo pessoal)

Velas e balões pretos

O ato em Brasília começou por volta das 17h30. Manifestantes se reuniram em torno do busto de Zumbi dos Palmares, líder do quilombo dos Palmares.


No chão, os participantes espalharam velas acesas e fotos da vereadora, em sinal de luto. Nas mãos, balões pretos e cartazes com dizeres que pediam por "justiça" e perguntavam "quem matou Marielle Franco?". O clima de comoção marcou todo o ato.

Moradores do DF acenderam velas em frente ao monumento Zumbi dos Palmares em homenagem a vereadora Marielle (Foto: Marília Marques/G1)

Quase no mesmo horário, os corpos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, eram enterrados no Estácio, Zona Norte do Rio de Janeiro.

Os corpos da vereadora e do motorista foram enterrados às 18h desta quinta (15)


Crime


Assassinato Marielle Franco (Foto: Karina Almeida/G1)

A vereadora foi morta a tiros dentro de um carro na Rua Joaquim Palhares, por volta das 21h30 desta quarta (14). Além de Marielle, o motorista do veículo, Anderson Pedro Gomes, também foi baleado e morreu. Uma outra passageira, assessora de Marielle, foi atingida por estilhaços. A principal linha de investigação da Delegacia de Homicídios é execução.

Segundo as primeiras informações da polícia, bandidos em um carro emparelharam ao lado do veículo onde estava a vereadora e dispararam. Marielle foi atingida com pelo menos quatro tiros na cabeça. A perícia encontrou nove cápsulas de tiros no local. Os criminosos fugiram sem levar nada.

Cerca de 400 pessoas se reuniram em Brasília para protestar conta a morte da vereadora Marielle Franco (Foto: Marília Marques/G1)

A polícia acredita que os assassinos seguiram o carro onde estava a vereadora desde o momento em que ela saiu do evento onde estava na Lapa, no Centro do Rio, na noite desta quarta. Ela pode ter sido perseguida por cerca de quatro quilômetros.