'Mobi5' quer 'incentivar participação feminina no mercado de trabalho', diz idealizador. Startup de Brasília é responsável pelo projeto.

Por Marília Marques, G1 DF

Usuária navega em aplicativo desenvolvido por startup de Brasília (Foto: Maríilia Marques/G1)

Um novo aplicativo de transporte de passageiros começou a funcionar no Distrito Federal. Dessa vez, com um diferencial: o serviço só aceita motoristas e passageiras mulheres. As primeiras viagens do Mobi5 foram registradas neste sábado (21), na ocasião do aniversário de 58 anos de Brasília.

Criado por uma startup brasiliense, o app foi desenvolvido durante um ano e meio. O objetivo, segundo um dos responsáveis pelo projeto, o idealizador Daniel Afonso, é "oferecer mais segurança às mulheres durante as viagens e incentivar a participação feminina no mercado de trabalho".

"A gente acredita que o fato de trazer um aplicativo em que a motorista seja mulher e a passageira também fará com que elas possam se sentir cada vez mais seguras."

Com a nova opção, segundo a Secretaria de Mobilidade do DF, a capital federal contabiliza quatro aplicativos de transporte privado com autorização para operar o serviço.

Mulher usa aplicativo em celular, em imagem de arquivo (Foto: Reprodução/TVIntegração.)

Rede de contatos

A motorista Tatiana de Oliveira, de 28 anos, foi uma das primeiras a se cadastrar para dirigir pelo novo aplicativo. Moradora de Brasília, ela disse ter escolhido a nova profissão como uma forma de aumentar a renda familiar e "fortalecer a rede de contatos".

Tradutora por formação, Tatiana disse gostar da possibilidade de conhecer mais pessoas durante as corridas. Ao G1, ela afirma se sentir "mais confortável" com a restrição ao público feminino. "É uma segurança, porque são só mulheres, por isso fico bem mais tranquila".

Apesar de idealizado para mulheres, os responsáveis pela startup afirmam que homens também podem viajar como passageiros, desde que a corrida seja solicitada por uma mulher e ela também siga no carro.

Carros trafegam pela Esplanada dos Ministérios, em Brasília, com vista para a Torre de TV (Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília)

Tecnologia candanga

O aplicativo promete também taxas mais baratas e parceria na luta pela valorização das mulheres. Segundo Daniel, por ser uma empresa local e pensada para o público feminino, os idealizadores querem ajudar projetos sociais do tipo.

As versões do aplicativo estão disponíveis nas plataformas Android e IOS. Segundo a empresa, a expecativa é levar a tecnologia candanga para outras cidades do país.