Inaugurada nesta segunda (30), unidade fica em Taguatinga e é fruto de parceria da administração regional com a Secretaria de Justiça e Cidadania, por meio do Núcleo Pró-Vítima. 

No Dia Nacional da Mulher (30 de abril), vítimas de violência física, psicológica, sexual, moral e patrimonial ganharam mais um local para serem acolhidas e receberem acompanhamento: o Espaço da Mulher, em Taguatinga.Espaço da Mulher fica na Administração Regional de Taguatinga, na Praça do Relógio. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Inaugurada na manhã desta segunda-feira (30), a unidade fica na Administração Regional de Taguatinga (Setor Central, Lote A) e é fruto de parceria com a Secretaria de Justiça e Cidadania, por meio do Núcleo Pró-Vítima.

Segundo o secretário de Justiça e Cidadania, Francisco de Assis da Silva, o núcleo também está presente na Asa Sul, em Ceilândia, no Guará e no Paranoá. “Em parceria com o Judiciário, abriremos em Planaltina, no fórum da região”, adiantou.

Crianças também serão atendidas no Espaço da Mulher

As vítimas serão atendidas individualmente. O primeiro passo é o acolhimento e, em seguida, vêm os atendimentos psicológico e jurídico. Crianças que as acompanharem também vão ser recebidas, em uma ludoteca, a ser inaugurada ainda.

O acompanhamento varia de acordo com a disponibilidade da equipe psicossocial e dos profissionais voluntários que estarão envolvidos no projeto.

“Fui presidente da Abrace [Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias] por 22 anos e pude constatar que o homem tem mais dificuldade quando um filho tem uma doença grave, como câncer ou anemia falciforme, e muitas vezes abandona a família”, contou a secretária do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Ilda Peliz. “Por isso é importante que tenhamos a força da mulher à frente de políticas públicas.”

Administradora regional de Taguatinga, Karolyne Guimarães informou que serão oferecidos cursos, palestras e oficinas para incentivar o empreendedorismo, graças a uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Distrito Federal (Sebrae-DF).

O Espaço da Mulher funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.