Instituição trabalha pelos direitos das mulheres

A Câmara Legislativa homenageou, na manhã desta quinta-feira (21) em solenidade no plenário, a instituição Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul (FRAFEM). A entidade é vinculada às Lojas Maçônicas e ao Grande Oriente do Brasil. A autora da homenagem, deputada Celina Leão (PP), lembrou que entre os princípios que norteiam a FRAFEM está o reconhecimento aos direitos universais da mulher. Ela destacou o trabalho cultural e social desenvolvido por "mulheres valorosas".

Ao agradecer à parlamentar pela "ocasião significativa", a presidente da Fraternidade, Maria do Carmo de Oliveira Sales, ressaltou que a instituição, além de congregar a "família maçônica", promove diversos projetos, a exemplo do Aconchego, que oferece tratamento psicológico gratuito. Zelar pelos princípios éticos é uma das missões da entidade, frisou Sales.

As "mulheres fraternas", como são conhecidas as participantes da FRAFEM, dignificam a ordem maçônica, segundo o grão-mestre adjunto do Grande Oriente do DF, Reginaldo Albuquerque. Com 89 lojas maçônicas na capital, a causa promove "a evolução do ser humano na sociedade", lembrou Albuquerque, que exaltou o importante trabalho solidário realizado pela Fraternidade. O grão-mestre agradeceu à deputada Celina Leão pela lei que possibilitou a inclusão no calendário oficial do Dia da Fraternidade Feminina Grande Oriente do Brasil comemorado em 9 outubro (Lei 6030/2017), oportunidade de fortalecimento da instituição que completou 50 anos em outubro do ano passado.

Durante a sessão solene, foram entregues moções de louvor a integrantes da FRAFEM, entre elas a diretora da entidade no DF, Juliana Bottechia.

Coordenadoria de Comunicação Social - CLDF