Cerca de 16,4 mil crianças ainda não foram imunizadas. Veja onde procurar atendimento.

Por Marília Marques, G1 DF

Criança toma gotinha de vacina contra a poliomielite (Foto: Cristino Martins / Agência Pará)

A vacinação contra o sarampo e a poliomielite termina nesta sexta-feira (14). No Distrito Federal, a cinco dias do fim da campanha, 16,4 mil crianças ainda não tinham sido imunizadas. A meta é vacinar 152,2 mil meninos e meninas menores de 5 anos.

Até esta segunda (10), foram aplicadas 135.097 doses da vacina contra sarampo e 135.819 doses contra poliomielite, segundo a Secretaria de Saúde. O quantitativo representa uma cobertura de 84% do total de crianças com idade entre 1 e 5 anos incompletos (4 anos e 11 meses) . A meta é vacinar 95% do público alvo.

As vacinas são disponibilizadas em todas as 126 unidades de vacinação do Distrito Federal, das 8h às 17h. Desde o início da campanha, em 6 de agosto, o DF recebeu 200 mil doses.

Acesse o site da Secretaria de Saúde para saber o endereço das salas



Vacinação contra sarampo e pólio continua até 31 de agosto (Foto: Prefeitura de Palmas/Divulgação)

Abaixo da meta

A campanha terminaria em 31 de agosto, mas devido à baixa adesão, foi prorrogada por três vezes. Ainda sim, a meta de vacinar 152,2 mil crianças não foi alcançada.

Mesmo quem foi vacinado contra a pólio ou o sarampo deve ir até um posto para que os técnicos da saúde confiram se o calendário de vacinação está em dia. Pais e responsáveis devem levar a caderneta das crianças e o cartão SUS.

Casos de sarampo e pólio

Segundo a Secretaria de Saúde, o último caso de sarampo registrado no DF ocorreu em 2013 e foi diagnosticado em um viajante, ou seja, a pessoa não foi contaminada em Brasília.

Já no Brasil há 1.553 casos confirmados de sarampo em 2018, segundo o Ministério da Saúde. A campanha é importante para barrar a circulação do vírus.

O país erradicou a poliomielite do território em 1994; já o certificado de eliminação do sarampo havia sido alcançado em 2016.


Entenda o que é sarampo, quais os sintomas, como é o tratamento e quem deve se vacinar (Foto: Infografia: Karina Almeida/G1)

Quem deve ser vacinado?

Contra a poliomielite: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou. Em casos de nenhuma dose, será aplicada a Vacina Inativada Poliomielite. Em caso de uma ou mais doses, será aplicada a Vacina Oral Poliomielite, a famosa "gotinha".
Contra o sarampo: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou.
Não devem ser vacinadas: crianças de 1 até 5 anos que tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.