O projeto aberto ao público durante o mês de outubro traz imagens de pacientes em tratamento no Hospital Universitário de Brasília – HuB

Outubro Rosa chega mais uma vez para conscientizar a população sobre a luta mundial contra o câncer de mama. É durante esse período que inúmeros países criam ações para promover a detecção precoce e o tratamento da doença. Em Brasília, a Médica Oncologista Ludmila Thommen e a Médica Residente em Mastologia do Hospital Universitário de Brasília (HuB), Thereza Racquel Moura Baptista idealizaram uma exposição composta por onze fotos tiradas por Barbara Paiva e Guilherme Tonelli de pacientes em tratamento na unidade de saúde com o intuito de retratar a doença sob uma perspectiva mais humana e sensível.

O projeto que tem início no dia 05 e permanece até o dia 26 de Outubro, estará aberto ao público no serviço de oncologia do Hospital Universitário de Brasília – HuB (604/605 L2 Norte). Após o período da exposição as imagens serão boadas para as mulheres que fizeram parte da ação. “O objetivo é que cada foto expresse a personalidade e conte uma breve história de cada paciente com seus receios e sua força de superação e busca pela vitória”, conta Ludmila.

A exposição acontece com o apoio do serviço de Oncologia na unidade de saúde, e da Psicóloga Juciléia Souza, de segunda a sexta-feira, durante todo o mês de outubro, das 9:00 às 17:00.

Além dos remédios

A oncologista, também, desenvolveu alguns projetos com as pacientes para ajudá-las a falar e a entender um pouco mais sobre o momento que estão passando.

O projeto Movimento Vida surgiu após 11 anos de trabalho na área de saúde e por meio de uma avaliação da vida dos pacientes com câncer de mama em tratamento em Brasília. A ação iniciada em julho de 2018 tem como objetivo estabelecer conexões entre médicos e pacientes, proporcionando o esclarecimento sobre a doença e sobre o tratamento.

Nesse projeto, as pacientes escolhem o tema das reuniões que, acontecem uma vez por mês, com duração de 1 hora, no Hospital Universitário de Brasília – HuB. Para os debates, mastologistas, fisioterapeutas, psicólogos e pacientes que estão em tratamento ou já passaram pelo tratamento abordam de maneira positiva no intuito de motivar e ajudar os pacientes que estão atravessando o momento de tratamento.

“A vida humana é constituída de um somatório de ações, reações, encontros, desencontros e expressões contínuas para escrever e rescrever a própria história. Tudo acontece durante este espaço de tempo entre o nascer e o morrer. E fazer a diferença neste intervalo é que faz nossa vida valer a pena”, explica a especialista.

Já o Clube da Mama, Ludmila desenvolveu em parceria com a Oncologista Mariane Cunha, que trata de uma reunião cientifica junto à equipe multidisciplinar uma vez por mês no Hospital Regional de Taguatinga – TRT.

O objetivo do programa é aproximar toda equipe envolvida no atendimento das pacientes com câncer de mama e criar protocolos de conduta baseados na realidade do Sistema único de Saúde – SUS. “Vivemos em uma era de novas tecnologias e medicamentos, porém sabemos que a realidade do serviço público não anda nessa mesma velocidade, tornando fundamental criar um TIME FORTE voltado para esse perfil de pacientes. É sempre bom poder discutir, ainda que não sejam todos, mas a maioria dos casos e, assim, conseguir definir a melhor conduta baseada na realidade do serviço. Nossos pacientes merecem o melhor sempre. Orgulho deste projeto”, diz Ludmila.

Serviço

Fotografia: Barbara Paiva e Guilherme Tonelli (Luz Fotografia)

Endereço: Hospital Universitário de Brasília – HuB (604/605 L2 Norte)

Horário: Seg a sex das 9:00 às 17:00

Contato: (61) 2028 5000

Saiba mais sobre o projeto: http://luzfoto.com.br/exposicao/