Medida foi apresentada pelo governador para reabrir delegacias. Interessados já podem se cadastrar; bônus é de R$ 400 por 8 horas de turno ou escala de trabalho.

Por G1 DF
A lei que institui o serviço voluntário de policiais civis do Distrito Federal e cria uma indenização eventual a delegados e policiais que se apresentarem voluntariamente no período de folga foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal desta quinta-feira (31).

O texto autoriza que os policiais civis que se apresentarem ao serviço, no período de folga, recebam R$ 400 por oito horas de turno ou escala de trabalho. A proposta do Executivo foi apresentada como uma tentativa de reabrir todas as delegacias do DF .

A medida é uma das promessas de campanha de Ibaneis Rocha (MDB) e faz parte do programa “SOS DF” na área de segurança pública. De acordo com o diretor da Divisão de Comunicação da Polícia Civil, delegado Lúcio Valente, os agentes interessados no serviço voluntario já podem fazer o cadastro.

"Com a adesão dos voluntários já pretendemos reabrir, durante 24 h, duas delegacias a partir da próxima semana e, paulatinamente, todas as demais que estão fechadas no período noturno."

O projeto foi aprovado pela Câmara Legislativa do DF na última quinta-feira (24) no mesmo dia em que os distritais aprovaram a expansão do Instituto Hospital de Base a todas as seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e para o Hospital de Santa Maria (HRSM).

No fim de 2018, apenas 16 das 31 delegacias funcionavam 24h. As outras 15 abriam de segunda a sexta, das 9h às 19h.

"O diretor da Polícia Civil [Robson Cândido] e o secretário de Segurança [Anderson Torres] disseram que em 20 dias teremos todas as delegacias abertas", afirmou durante evento em Ceilândia.

Instituto Hospital de Base

Sobre a lei que alterou o nome do Instituto Hospital de Base para Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) e autorizou a expansão do modelo para mais unidades da rede pública do DF, o governador disse recebeu o projeto da Câmara Legislativa na terça-feira (29). No entanto, houve erro no texto que, por isso, não pode ser publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (31).

"Eu dei toda agilidade possível. O projeto chegou pra mim na terça-feira, já no período da tarde, teve também erro na publicação da câmara, quero dizer que não foi erro do governo."

A assessoria de imprensa do presidente da Casa, Rafael Prudente (MDB), disse que o texto foi publicado equivocadamente e que o erro foi corrigido e encaminhado para sanção do governador nesta quinta-feira (31).

A redação final do projeto foi publicada no Diário da Câmara Legislativa do DF (CLDF) na segunda-feira (28), incluindo o Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) e o Hospital Regional de Taguatinga (HRT) na lista de unidades contempladas pela proposta. Mas durante a aprovação do projeto, os dois hospitais foram retirados após um acordo feito entre o governado e os deputados distritais.