São Paulo, 07 de março de 2019. Ano após ano, as mulheres vêm ganhando mais e mais notoriedade no empreendedorismo. Conforme levantamento do Sebrae, em parceria com a Global Entrepreneurship Monitor, no final de 2017 as mulheres com empresas abertas chegavam a quase 24 milhões, sendo que os homens não ficavam muito à frente, com 25,4 milhões de empreendimentos abertos.
Uma das causas do aumento do número de empreendedores no Brasil foi a crise. A necessidade fez com que a brasileira se motivasse a tirar os planos do papel e começasse a seguir um caminho solo. Em março de 2018, as mulheres já representavam 48% dos MEIs, um total de 6,3 milhões. “Esse aumento é muito positivo para o mercado como um todo. As mulheres estão cada vez mais confiantes para realizar seus sonhos e serem suas próprias chefes”, comenta Lars Leber, country manager da Intuit no Brasil.
Duas dessas empresárias são Ana Galante e Anne Galante, irmãs, que abriram juntas há quase onze anos a Srta. Galante, atelier de moda e decoração focada em trabalhos artesanais de tricô e crochê. Elas dividem as tarefas: Anne se dedica à criação das peças e Ana ao trabalho administrativo e de marketing. Atualmente, a empresa conta com mais de oito funcionários e grande parte de sua estratégia é resultado do uso de ferramentas de gestão automatizada e na nuvem, justamente o que o QuickBooks proporciona.
“Começamos a utilizar o sistema quando percebemos que as planilhas eram muito confusas e trabalhosas de fazer por conta das fórmulas, além de não nos apresentarem uma situação detalhada do negócio. Com a profissionalização da gestão financeira, ficou muito mais fácil visualizar e estruturar a empresa, além de facilitar o pensamento estratégico”, diz Ana Galante. Para 2019, a meta da Srta. Galante é expandir ainda mais sua penetração nos estados brasileiros e internacionalizar a marca.
Uma empresária que fez o caminho contrário foi Adriana do Amaral, que começou seu negócio após fazer curso e estágio de confeitaria na França. A Tonká et Noisette nasceu no final de 2017 e formalizou-se como MEI (Microempreendedor Individual) em janeiro do ano passado.

Adriana, que agora pretende contratar seu primeiro funcionário ou conseguir um sócio, comenta que a organização na nuvem foi essencial para a prosperidade que vem enxergando. Mas reforça que nem tudo são flores no início: “É muito fácil pensar em desistir durante todo o processo, principalmente no começo. Não espere ver resultados rápidos e fáceis. Empreender requer muita paciência”.
Esse também é o conselho da Edith Schmidt, fotógrafa profissional que decidiu apostar no seu próprio negócio após trabalhar por mais de 30 anos como designer. “Tive de ultrapassar dois paradigmas: o de ser mulher empresária e o de abrir um negócio depois de tanto tempo de carreira. O caminho é longo para qualquer pessoa, mas as mulheres ainda precisam superar desafios de confiança, tanto internos quanto externos”, comenta.
Para 2019, Edith busca ampliar o número de trabalhos entregues, além de criar um estúdio próprio. “Gerenciar o meu negócio por meio desses aplicativos na nuvem foi um ganho muito importante, pois consigo, inclusive, revisitar os trabalhos antigos, verificar valores cobrados e propor novos. É assim que fidelizo: mostrando que entendo e conheço o meu cliente”, finaliza, finaliza.
Dicas para novas empreendedoras:
Com lugar de fala assegurado, uma vez que ultrapassaram diversos desafios para manter seus negócios, Edith Schmidt, Ana Galante e Adriana do Amaral dão dicas para as mulheres que querem um incentivo para começar seu próprio negócio.
1. Vença a insegurança de começar o próprio negócio.
2. Tenha em mente que o trabalho é 24 horas, sete dias por semana.
3. Mantenha claro o seu objetivo profissional e persiga-o.
4. Aprenda e troque experiências rotineiramente.
5. Busque sempre separar o pessoal do profissional, principalmente quando o assunto é finanças.
6. Organize a gestão financeira o quanto antes, pois o conhecimento a fundo de todas as entradas e saídas fará com que os resultados sejam alcançados mais rápido.
7. Tenha confiança no seu negócio e no seu trabalho, mesmo em meses difíceis.
8. Analise e conheça seus fornecedores, e negocie muito bem com eles;
Sobre a Intuit
A Intuit desenvolve sistemas de gestão financeira que impulsionam os negócios de pequenas e microempresas, além de profissionais autônomos. No Brasil, a empresa disponibiliza o QuickBooks, um sistema multiplataforma na nuvem, que conta com mais 4 milhões de usuários no mundo. Fundada em 1983, nos Estados Unidos, a companhia emprega cerca de 8 mil funcionários e registrou uma receita global de $ 6 bilhões de dólares no ano fiscal de 2018.
Considerada pela Forbes uma das 100 empresas mais inovadoras do mundo, a Intuit está presente no Brasil desde 2015 e tem escritórios nos cinco continentes, em países como Austrália, Canadá, Estados Unidos, Índia, Israel, França e Reino Unido. Outras informações sobre a empresa estão no site www.quickbooks.intuit.com/br.
Informações à imprensa: Ketchum
Malu Gonçalves I Tel.: 11 5090-8900 ramal 8916 I malu.gonçalves@ketchum.com.br
Bruna Santos Tel.: 11 5090-8900 ramal 8952 I bruna.santos@ketchum.com.br
Geninha Moraes I Tel.: 11 5090-8945 I geninha.moraes@ketchum.com.br
0 Comentários