De janeiro até 18 de maio foram notificadas mais de 21 mil ocorrências. Mais de 18 mil são casos prováveis de dengue, diz Secretaria de Saúde.

Por Brenda Ortiz, G1 DF

Mosquito transmissor da dengue Aedes aegypti — Foto: Rodrigo Méxas e Raquel Portugal/Fundação Oswaldo Cruz/Divulgação

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal divulgou, nesta segunda-feira (27), um novo Boletim Epidemiológico da Dengue. De 1º de janeiro até 18 de maio foram confirmadas 21 mortes por dengue no DF e notificadas 21.360 ocorrências da doença.

Uma semana atrás, os números do boletim davam conta de 19,8 mil casos e 16 mortes.

Segundo a pasta, 20.752 (97,2%) dos registros são de moradores do Distrito Federal. Desse total, 18.649 são "casos prováveis de dengue".

Houve 31 casos considerados extremamente graves pela secretaria e 309 com "sinais de alarme". No mesmo período de 2018, foram confirmados dois casos graves e um óbito por dengue.

Segundo o diretor de Vigilância Epidemiológica, Delmason Carvalho, um dos fatores que contribuiu para o aumento dos casos em 2019 foi a chuva. Ele explica que, a chuva faz as larvas do mosquito Aedes aegypti eclodirem, com predominância para o vírus da dengue do tipo 2, bem mais agressivo do que o do tipo 1.

“Não é recomendável comparar este ano com os anteriores porque, antes, era a dengue do tipo 1. Estamos, agora, em uma situação peculiar, ainda aprendendo sobre esse novo vírus, com uma população mais suscetível ao tipo 2.”

Governo monta força-tarefa em 6 regiões para atendimento emergencial em tendas de hospital de campanha

Tendas de hospital de campanha irão atender pacientes com suspeita de dengue em 6 regiões do DF — Foto: Kenzô Machida/ TV Globo

No sábado (25), seis tendas de Hospital de Campanha começaram a funcionar no DF. As regiões, selecionadas, pelo número de casos, foram o Varjão, Candangolândia, Itapoã, Planaltina, Estrutural e Sobradinho II.

Nesta segunda, mais um centro de hidratação foi aberto. O local escolhido é o estacionamento atrás do Hospital Regional de Samambaia (HRSam).

Todos esses locais atentem exclusivamente a pessoas com suspeita de dengue. De acordo com o GDF, a força-tarefa vai atender durante três semanas, de domingo a domingo, das 7h às 19h.

Ambulâncias do Corpo de Bombeiros estarão nos locais para transportar pacientes considerados mais graves. O Protocolo de Manejo Clínico da Dengue, seguido nas tendas, é o definido pelo Ministério da Saúde a partir dos sintomas apresentados. São eles:

Febre persistente
Dores no corpo
Dor atrás dos olhos
Vômito

Nesses casos, o paciente será acolhido e classificado em quatro grupos, que vão desde encaminhamento dentro da rede – hidratação oral e liberação – até a internação, conforme a gravidade.