Praticantes relatam eficácia do programa Ginástica nas Quadras em audiência pública

Audiência, proposta por Reginaldo Veras, também incluiu participantes dos Centros de Iniciação Desportiva (CID).

Praticantes do programa Ginástica nas Quadras e dos Centros de Iniciação Desportiva (CID) lotaram o auditório da CLDF na manhã desta terça-feira (28) e testemunharam a eficácia desses projetos ao relatarem suas experiências, a exemplo de Domingas de Souza, de 64 anos, moradora de Samambaia. Ela descreveu os benefícios da prática, que a livrou das dores no corpo e, consequentemente, dos remédios. Já o aluno do CID Paralímpico de Taguatinga, João Batista, e seu professor, Marcos de Oliveira, narraram as transformações de vida e inclusão propiciadas pela oportunidade da prática do esporte nos CID.

O programa Ginástica das Quadras existe há mais de três décadas e faz parte das políticas públicas de promoção de saúde e qualidade de vida. As aulas de ginástica localizada, natação, hidroginástica, yoga e condicionamento físico são ministradas por professores de Educação Física da Secretaria de Educação. O mediador do encontro, deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT), defendeu a valorização do programa e dos CID. O parlamentar defendeu ainda o uso das quadras poliesportivas das escolas públicas à noite e nos finais de semana como contrapartida à liberação de recursos para melhorias e reformas nesses espaços, como ocorreu em Ceilândia Norte. "A quadra agora é usada ininterruptamente e isso nos motiva a fazer novos investimentos", considerou. Veras anunciou a destinação de emenda parlamentar de R$ 250 mil para o programa Ginástica nas Quadras e R$30 mil para o CID do P Sul. A intenção do parlamentar é fazer investimentos contínuos ao longo dos quatro anos de seu mandato. "Pouco a pouco vamos melhorando a qualidade dos equipamentos e espaços", acredita.

Assim como Reginaldo Veras, o deputado Leandro Grass (Rede) também relatou sua vivência como ex-aluno do CID. "Precisamos dessa mobilização de vocês para garantir o direito à prática de esportes nas escolas", disse aos participantes da audiência. Grass reforçou que a mobilização da comunidade é ainda mais relevante em tempos de mudanças na perspectiva educacional, gestada no governo federal.

Capilaridade – A capilaridade é uma das principais vantagens desses projetos que permeiam o DF e não apenas o Plano Piloto, na avaliação do gerente de Educação Física e Desporto Escolar, Luís Montenegro. Tanto o CID quanto o Ginástica nas Quadras "realmente chegam à comunidade", afirmou. Segundo o gerente, o perfil do praticante do Ginástica nas Quadras mudou ao longo dos anos, pois antes o programa atendia prioritariamente idosos e hoje a maioria dos usuários são pessoas de 30 a 59 anos, que buscam qualidade de vida e, muitas vezes, não têm condições de pagar por uma academia de ginástica. Por isso, ele crê que os projetos suprem uma lacuna importante na área de políticas públicas de saúde e qualidade de vida.

Montenegro, por outro lado, chamou a atenção para as fragilidades dos projetos, como o desequilíbrio entre os espaços ofertados, pois enquanto uns polos têm estrutura muito boa, outros sequer tem cobertura. Garantir qualidade equânime dos espaços e dos equipamentos é uma necessidade, considerou.

Nessa linha, o subsecretário de Educação Básica do DF, Helber Vieira, disse que "Brasília tem excelência na educação, mas não tem equidade", sendo este um dos grandes desafios da atual gestão. "Precisamos chegar na maioria, mas o Estado não dará conta sozinho e precisa do apoio da comunidade", alegou. Ele sugeriu às pessoas que, assim como ele, são gratas à educação que receberam, possam se voluntariar e ter uma postura de maior envolvimento com as escolas.

Louvor – A qualificação dos profissionais que atuam nos projetos também foi destacada pelos praticantes, que elogiaram a dedicação dos professores. Reginaldo Veras entregou moções de louvor a diversos deles, como a professora do Ginástica nas Quadras, Janaina Monteiro, que lembrou o lema do programa: "Ginástica nas Quadras. Pratique essa ideia".

Franci Moraes
Fotos: Rinaldo Moreli/CLDF
Núcleo de Jornalismo - Câmara Legislativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Espaço Mulher DF - 2013 - Todos os direitos reservados.