aula Belmonte solta Nota de Esclarecimento diante do episódio no Memorial JK

Foto: Assessoria

Diante dos fatos amplamente divulgados por setores da imprensa na tarde desta sexta-feira (31), por ocasião do evento “Criança Feliz Brasiliense”, realizado no Memorial JK, envolvendo a primeira-dama Mayara Noronha e o governador Ibaneis Rocha, a deputada federal Paula Belmonte (Cidadania), vem a público prestar os devidos esclarecimentos.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Desde o início do mandato, a pauta da primeira infância é prioritária para a deputada Paula Belmonte. Tanto que há meses, antes mesmo da posse, vem fazendo articulação com o Ministério da Cidadania para implantar o programa Criança Feliz no DF, uma das únicas unidades da Federação que ainda não tinham essa política, lançada hoje, na inauguração da IV Semana do Bebê. 

O evento, aliás, teve o envolvimento direto da parlamentar desde o início da sua organização. Tanto que o encerramento da Semana será um ato na rampa do Congresso Nacional, organizado pela deputada, na próxima sexta-feira. 

Para participar da agenda promovida pelo GDF, Paula Belmonte adiou um compromisso fora de Brasília. A convite do deputado federal Zacharias Calil (DEM-GO), deveria estar em visita a aldeias indígenas de Goiás, para verificar a situação de crianças e adolescentes que vivem nessas comunidades. 

Ao chegar à solenidade desta tarde, mesmo tendo ficado fora do dispositivo no palco, foi consultada pelo cerimonial do GDF se gostaria de falar. Disse que sim. No entanto, não lhe foi concedida a palavra. Diante disso, externou à primeira-dama, Mayara Noronha, ao final do evento, sua surpresa por não ter tipo a oportunidade de participar ativamente da solenidade. Foi quando se deparou com a reação ríspida e pública do governador Ibaneis Rocha, que participava do evento, usando, por seguidas vezes, palavras ofensivas.

Com a atitude do governador, a deputada federal Paula Belmonte se sentiu desrespeitada como mulher e parlamentar. Destacou, entretanto, que o principal objetivo é que a política para a primeira infância seja bem executada no Distrito Federal e que estará ao lado daqueles que têm o mesmo compromisso. Na oportunidade, parabenizou a todos os envolvidos na organização da IV Semana do Bebê e, em especial, ao esforço conjunto, envolvendo a pasta da Cidadania para trazer o Criança Feliz para o Distrito Federal. 

Por fim, a parlamentar espera que o Governo do Distrito Federal coloque a defesa da infância e da juventude acima de qualquer questão política. 

Assessoria de Comunicação / Gabinete Deputada Federal Paula Belmonte

Decreto do ‘Criança Feliz Brasiliense’ foi assinado na abertura da IV Semana do Bebê

O programa Criança Feliz Brasiliense, é um programa federal realizado pelo Ministério da Cidadania. A iniciativa foi instituída pelo Decreto Federal nº 8.869, de 5 de outubro de 2016, e alterado pelo Decreto nº 9.579, de 22 de novembro de 2018, de caráter intersetorial e com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. O Programa prevê o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância (de zero a seis anos).

Estão entre os objetivos o apoio à gestante e à família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais; a colaboração no exercício da parentalidade, o fortalecimento de vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças na faixa etária de até seis anos de idade; ampliar e fortalecer ações de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias.

Agenda Capital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Espaço Mulher DF - 2013 - Todos os direitos reservados.