Dados parciais correspondem a 77% do público-alvo imunizado. A partir de segunda-feira (3/6) doses serão destinadas a toda a população.

*Agência Brasília

Campanha de imunização contra o vírus da influenza continua, em todo o DF, até o dia 31 /Foto: Mariana Raphael/Secretaria de Saúde

Os dados parciais da área técnica da Secretaria de Saúde registraram um total de 607.905 pessoas vacinadas contra a gripe no Distrito Federal até o momento, o que correspondeu a 77% do público-alvo imunizado. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza terminou na sexta-feira (31/5) para os grupos prioritários. A partir de segunda-feira (3/6), conforme determinação do Ministério da Saúde, as doses restantes serão destinadas a toda a população.

Dentre o público-alvo, os idosos representaram a maior cobertura vacinal ao longo da campanha, atingindo 100,2% até o momento, com 204.144 imunizados. Os funcionários do sistema prisional ficaram em segundo lugar, com 89,3% de cobertura e 21.558 vacinados. Em seguida, as crianças de seis meses a menores de 2 anos, com 76,2%, representados por 49.564 imunizados.

Os militares representam a menor cobertura, com 56,5% e 16.212 vacinados. Depois, as crianças na faixa etária de cinco anos, que tiveram 59,7% de cobertura vacinal, com 23.786 imunizados.

“Essa estatística vai subir mais. Terão doses que entrarão no balanço, e talvez algumas salas de vacinação vão abrir no sábado (1º/6), imunizando os grupos prioritários. Então, somente na segunda-feira (3/6), teremos os dados definitivos”, frisou a gerente da Imunização do DF, Renata Brandão.

Prevenção

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal alerta que a imunização é uma das medidas mais efetivas para a prevenção da gripe grave e suas complicações. Por isso, as pessoas integrantes do público-alvo da campanha de vacinação contra o vírus influenza devem procurar, o quanto antes, as unidades básicas de saúde (UBS) mais próximas de suas residências para serem vacinadas.

O objetivo do Ministério da Saúde era alcançar 90% do público-alvo, composto por crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, idosos, professores, profissionais da saúde, população de encarcerados, portadores de doenças crônicas, indígenas e, ainda, bombeiros e policiais civis e militares da ativa. A vacina se destina, também, aos adolescentes e jovens com idade entre 12 e 21 anos em medida socioeducativa.Secretário de Saúde, Osnei Okumoto participou da abertura do Dia D de Vacinação contra o Influenza.

Meta

A meta para o DF era imunizar 778.627 pessoas durante a campanha, o que equivale a 90% da população que se enquadra nas regras estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

Em todo o Brasil, era esperado vacinar 59,4 milhões de pessoas até o dia 31 de maio. No entanto, até esta segunda-feira (27), 42,5 milhões haviam sido imunizadas, conforme os dados do governo federal. O número equivale a 71,6% do público-alvo.

Vacinas

A vacina preparada para 2019 teve alteração em duas das três cepas que a compõem, e protege contra três subtipos do vírus da gripe, o H1N1, o H3N2 e influenza B, que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, segundo indicação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com a área técnica da Secretaria de Saúde, a vacina contra a gripe é segura e reduz as complicações capazes de produzir casos graves da doença.

As vacinas utilizadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), durante a campanha, são constituídas por vírus inativados, fracionados e purificados. Portanto, são totalmente seguras e não causam a doença.

*Com informações da Secretaria de Saúde