Troca da Bandeira terá variedade de atrações e espera público recorde neste domingo

Cerimônia da troca da bandeira em 7 de agosto | Foto: Luis Tajes / Setur-DF
Cerca de duas mil pessoas participaram da última edição do programa da Secretaria de Turismo
Agência Brasília *

Domingo (4) é dia da solenidade da Troca da Bandeira e da realização de mais uma edição do programa “Manhã Cívica – Brasília: O Brasil começa aqui”. Realizado pela Secretaria de Turismo, o projeto agrega novas atrações gratuitas para brasilienses e turistas durante a solenidade militar, que se repete em todo primeiro domingo de cada mês. O último evento reuniu cerca de duas mil pessoas na Praça dos Três Poderes. A Manhã Cívica terá início às 9h.

“A cada edição do programa temos visto um número maior de participantes e de novos parceiros. Somos a única cidade no Brasil que pode oferecer o Turismo Cívico e que realiza mensalmente essa solenidade. Vários países no mundo promovem trocas de bandeira ou de guarda que atraem milhões de turistas. A nossa capital tem potencial para isso”, destacou a secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça. Ela ainda frisou que Washington, capital norte-americana, recebe mais de 20 milhões de turistas por ano interessados em turismo cívico.

A ação do próximo domingo contará com a apresentação de um grupo de parkourque irá se deslocar pelos obstáculos da Praça dos Três Poderes e com o ritmo afrodescendente da banda brasiliense Batalá, composto por cerca de 50 mulheres percursionistas. O Exército é a força responsável pela solenidade desse mês e levará para o público apresentação de bandas marciais e de cães de guerra e uma exposição de veículos e equipamentos militares e apresentações, incluindo blindados, lança-foguetes e motos.

O Sesc, o Sistema Fecomércio, a TCB e a Caesb estarão presentes novamente. Terão atividades de desenho e pintura, oficina de bonecos, brinquedos infláveis, cama elástica, pebolim, tênis de mesa e críquete. Ainda estarão disponíveisfoodtrucks e ônibus da TCB para rotas turísticas gratuitas na Esplanada. Quem quiser se aprofundar mais sobre a história e os atrativos da capital federal poderá contar com o apoio de um guia turístico cadastrado no Cadastur. O Congresso Nacional irá levar para o público o Programa Jovem Senador e e-Cidadania.

Tradição

A Troca da Bandeira é uma das maiores expressões do Turismo Cívico do país, e ocorre todo primeiro domingo do mês. Em cada solenidade, uma força ou a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) é responsável pelo evento.

O monumento do Mastro da Bandeira consta no Guiness Book como maior bandeira hasteada do mundo. Com 100 metros de altura, a bandeira da Praça dos Três Poderes tem 20 metros de largura por 14 metros de altura e chega a pesar 40 quilos.

Veja a programação completa:

TROCA DA BANDEIRA
domingo, dia 04 de agosto, de 09h ao meio-dia, na Praça dos Três Poderes.

ATRAÇÕES
Desfile Militar do Exército Brasileiro (Comando Militar do Planalto)
Bandas Marciais e Coreografias Militares
Hino Nacional
Salva de Tiros de Canhão
Hino da Bandeira
Exposição de Veículos e Equipamentos Militares (02 Blindados, 02 Lança-Foquetes e 03 Motos)
Apresentação de Cães de Guerra
Apresentação Cultural com a Banda Batalá
Atividades de Desenho e Pintura
Oficina de Bonecos
Brinquedos Infláveis
Cama Elástica
Pebolim
Tênis de Mesa
Críquete
Parkour

SERVIÇOS
Centro de Atendimento ao Turista – CAT
Tendas de Educação e Saúde
Biblioteca Volante BiblioSESC
Programa Jovem Senador e e-Cidadania
Passeios Turísticos com Guias em Ônibus TCB

ALIMENTAÇÃO
Distribuição Gratuita de Água (CAESB)
Distribuição Gratuita de Pipoca (SESC)
Foodtrucks para Venda de Produtos

ESTRUTURA
Tendas
Banheiros Químicos

* Com informações da Secretaria de Turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Espaço Mulher DF - 2013 - Todos os direitos reservados.