A capoterapia é uma terapia alternativa em que se utilizam elementos da capoeira adaptados para pessoas sem hábito de prática de atividade física ou esportiva.

A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou a sessão solene em homenagem a 1° Jornada de Capoterapia. Proposta pelo deputado Martins Machado (Republicanos), presidente da Frente Parlamentar do Idoso, a solenidade ocorreu no auditório da casa e contou com a presença de vários participantes da modalidade terapêutica.

A capoterapia é uma terapia alternativa em que se utilizam elementos da capoeira adaptados para pessoas sem hábito de prática de atividade física ou esportiva, respeitando a condição física, as potencialidades, os limites e as características psicológicas individuais do praticante.

O Mestre Gilvan abriu a sessão com muita animação e música de capoterapia para o público presente. Já o Martins Machado falou sobre a importância de fazer uma terapia que ajuda na qualidade de vida dos idosos. "A nação da capoterapia da 3ª idade é uma nação feliz. Eu percebo a alegria de vocês a energia que a capoterapia proporcionou para vocês, é muito importante que continuem praticando", ressaltou o distrital.

Presidente da Câmara Municipal de Aguas Lindas, Rosenberg Barbosa (PRB), apresentou uma lei que torna obrigatório o uso da capoterapia nas redes de saúde pública em Aguas Lindas.

"Em homenagem ao mestre Gilvan, apresentamos uma lei no município de aguas lindas, onde inclui nos PSFs da cidade de Aguas Lindas a obrigatoriedade de colocar capoterapia na rede pública de saúde da cidade Aguas Lindas de Goiás".

Data comemorativa - Segundo o deputado federal, Júlio Cezar (Republicanos/DF), instituir um dia para a capoterapia é importante para que os governadores, prefeitos, deputados possam investir com suas emendas nessa atividade que tem salvado a vida de muitas pessoas. "Precisamos debater a importância de se ter um dia voltado para a capoterapia, ela não está só aqui em Brasília, está em vários Estados e Municípios. A capoterapia está crescendo no país, precisamos valorizar e ter um dia voltado para essa prática", declarou o parlamentar.

Victoria Kortbawi (estagiária)
Fotos: Rinaldo Morelli/CLDF
Núcleo de Jornalismo - Câmara Legislativa