Ser velho é uma chance que cada dia mais pessoas conseguem alcançar. Segundo o IBGE, A expectativa de vida para os brasileiros é de 74,9 anos. Atualmente existe um número cada vez maior de pessoas idosas vivenciando uma vida saudável. É importante não só viver mais, mas sim viver melhor, mantendo o corpo em constante atividade física a fim de conservar as suas funções vitais em bom funcionamento.

O envelhecimento traz consigo inúmeras transformações no corpo do idoso, e a diminuição do desempenho físico talvez sejam o mais percebido pelas pessoas. Isso porque na terceira idade o organismo já não é como antes, os corpos não são mais tão flexíveis e os movimentos não são tão ágeis. As articulações perdem mobilidade e elasticidade, as lesões degenerativas como a osteoporose transformam o osso de um estado consistente para esponjoso, o aparelho bronco-pulmonar sofre alterações, inclusive o pulmão tem seu peso reduzido, no sistema cardiovascular, a capacidade do coração diminui, a pressão se eleva, diminuindo a circulação sanguínea. Certos indivíduos da terceira idade possuem a reserva funcional tão baixa que atividades cotidianas aparentemente fáceis (banhar-se, vestir-se e alimentar-se sozinho) tornam-se bastante difíceis. 

A atividade física oferece importantes benefícios à população da terceira idade, tais como, a prevenção e diminuição de problemas cardiovasculares, pulmonares, auxilio no controle da diabetes, artrite, doenças cardíacas, fortalecimento muscular, manutenção da densidade óssea entre outros benefícios, proporcionando melhorias significativas no equilíbrio, na velocidade de andar, no reflexo, na ingestão alimentar, diminuição da depressão, e prevenindo a tão temida osteoporose e suas conseqüências degenerativas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), toda pessoa deveria realizar, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física. Da adolescência à velhice, exercícios de força, cardiorrespiratórios e de flexibilidade são os mais recomendados. Eles permitem que o idoso se mantenha saudável por mais tempo.

A importância da atividade física não é apenas estética. Apesar de deixarem os músculos tonificados e a pele mais bonita, exercícios como caminhada, bicicleta, natação, musculação e alongamento são cruciais para que os idosos consigam dormir bem, fazer uma boa digestão, aprimorar a mobilidade e ter mais disposição no dia a dia.

Existem cada vez mais evidências científicas apontando o efeito benéfico de um estilo de vida ativo na manutenção da capacidade funcional e da autonomia física durante o processo de envelhecimento. Além da atividade aeróbica existem também importantes benefícios do treinamento de força muscular no adulto e na terceira idade:

Melhora da velocidade de andar
Melhora do equilíbrio
Aumento do nível de atividade física espontânea
Melhora da auto-eficácia
Contribuição na manutenção e/ou aumento da densidade óssea
Ajuda no controle do Diabetes, artrite, Doença cardíaca
Melhora da ingestão alimentar
Diminuição da depressão

Além disso, a atividade física contribui na prevenção das quedas através de diferentes mecanismos:
  • Fortalece os músculos das pernas e costas
  • Melhora os reflexos
  • Melhora a sinergia motora das reações posturais
  • Incrementa a flexibilidade
  • Mantém o peso corporal
  • Melhora a mobilidade
Dentre tantas opções de atividades físicas, o ideal é que o idoso escolha uma onde possa executar exercícios que lhe agradem e motive, gerem bem estar e qualidade de vida, seja ela a musculação, a yoga, o pilates, a caminhada, a natação, a hidroginástica, etc. Pois, a prática regular de atividade física de maneira adequada às necessidades e realidade física, psicológica e social do idoso, pode significar a diferença entre uma vida autônoma ou não.

Lembre-se que o mais importante é darmos atenção redobrada às restrições de certos exercícios aos idosos e também respeitar sua condição e limitação física sempre, além de incentivar, mostrar o quanto é importante a prática do exercício físico para uma velhice com qualidade. 

Procure SEMPRE um profissional qualificado. Saúde é coisa séria.