Projeto busca coíbir adulterações

Foi aprovado hoje (25) pela Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) da Câmara Legislativa o projeto de lei nº 542/2015, de autoria do deputado Júlio César (PRB), que torna obrigatório o registro de quilometragem de veículos vistoriados no Detran-DF. Segundo o autor do projeto, a medida visa coibir adulteração de quilometragem nos veículos. "A imprensa tem notificado a ação inescrupulosa de alguns profissionais do setor automotivo que, no intuito de melhorar o valor comercial de veículos usados, reduzem a quilometragem constante no hodômetro", afirmou.

O projeto determina que o Detran-DF deverá disponibilizar, na consulta veicular pela Internet, o histórico referente às datas de realização de vistoria do veículo e as suas respectivas quilometragens realizadas, obedecendo os mesmos critérios de acesso à consulta de multas, taxas e débitos. A proposta foi aprovada pela CEOF e segue tramitando na Casa.

Projetos - A CEOF também aprovou hoje o PL nº 1.506/2017, do Poder Executivo, que dispõe sobre a transformação de cargos na carreira de apoio às atividades jurídicas. O relator da matéria na comissão, deputado Chico Leite (REDE), defendeu a proposta. "Ao criar o cargo de analista jurídico, englobando técnicos e agentes, o governo reduz gastos. Em tempo de crise financeira, é muito importante qualquer medida que expresse economia de gastos", afirmou. Participaram da reunião de hoje os deputados Agaciel Maia (PR), Chico Leite, Júlio César, Prof. Israel Batista (PV) e Rafael Prudente (PMDB).