Distritais defenderam volta ao trabalho dos cooperados.

A Câmara Legislativa derrubou hoje (14) o veto parcial do Poder Executivo ao PL n° 1.930/2018, que trata da extinção do Fundo de Transporte Público Coletivo do DF. Na prática, a derrubada do veto vai permitir que os veículos operados pela Cooperativa de Transporte do Distrito Federal (Cootarde) voltem a prestar serviços. "Gostaria de parabenizar a liderança dos trabalhadores pela mobilização e vitória", declarou o presidente da Casa, deputado Joe Valle (PDT).

O deputado Wellington Luiz (PMDB) também se manifestou sobre a derrubada do veto. "Que o resultado da votação de hoje seja implementado o mais rápido possível, pois são trabalhadores que aguardam essa decisão para voltar à ativa", afirmou.

O líder do governo, Agaciel Maia (PR), também votou pela derrubada do veto e explicou por que não seguiu a orientação do governo. "Sou líder do governo, mas neste caso me posicionei contra o governo porque sou a favor dos trabalhadores", disse. Agaciel também agradeceu aos demais deputados da base governista que seguiram o mesmo entendimento. Júlio César (PRB) concordou e disse que "a base governista vota a favor da população".

Celina Leão (PPS) observou que "muitos trabalhadores estão sem receber salário e com dificuldades até para comprar alimentos, mas mesmo assim estiveram aqui e lutaram por seus direitos". Wasny de Roure (PT) observou que esta foi "uma tarde de vitória para os trabalhadores" e Raimundo Ribeiro (PPS) afirmou que a derrubada do veto é "resultado da mobilização dos trabalhadores".

Procon – Os deputados também aprovaram hoje em primeiro e segundo turnos emendas ao PL n° 1.873/2017, que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício financeiro de 2018. As emendas garantem recursos para o plano de carreira dos servidores do Procon-DF.
CLDF