Chico Vigilante articulou reunião com o governador que se comprometeu a readmitir 400 trabalhadores e determinou que outros 200 sejam aproveitados até fevereiro.

Na última quarta-feira (23), cerca de 300 trabalhadores demitidos do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) ocuparam a galeria do plenário da Câmara Legislativa, em busca de ajuda para reverter a situação. A mobilização sensibilizou os distritais, que se organizaram para levar o assunto, diretamente, ao governador Ibaneis Rocha. A articulação resultou na promessa de readmissão dos trabalhadores, o que foi amplamente comemorado pelos parlamentares na sessão ordinária desta terça-feira (29).

"Eles vieram buscar o socorro desta Casa e, de pronto, marcamos reunião com o governador. Vimos sua disposição de atender o pleito. Ele assumiu o compromisso de readmitir 400 trabalhadores e determinou que outros 200 sejam aproveitados até fevereiro", contou Chico Vigilante (PT), que participou da reunião com o governo na última sexta (25). O deputado narrou a emoção das pessoas frente à promessa de recontratação e disse que irá "acompanhar de perto" todo o processo de readmissão.

O deputado Agaciel Maia (PL) elogiou a atuação do colega durante a articulação com o chefe do Executivo e comemorou o resultado, lembrando que o DF já conta com 330 mil desempregados. O líder do governo na Casa, Cláudio Abrantes (PDT), também reconheceu a "proatividade" de Vigilante na situação e louvou a "sensibilidade" do governador.

Por sua vez, o deputado Fábio Felix (PSol) considerou a reunião de sexta, quando trabalhadores demitidos tiveram a oportunidade de encontrar com Ibaneis Rocha, como "emocionante". Ele também elogiou a atitude do governo de "voltar atrás".

Pecúnias – O decreto que regulamenta o pagamento de pecúnias aos servidores públicos do DF foi tema de pronunciamentos na sessão de hoje. A maioria dos parlamentares que trataram do assunto elogiaram a proposta do governo. Para João Cardoso (Avante), por exemplo, o anúncio representa "um avanço em relação ao que vinha acontecendo". O decreto não agradou a todos, contudo. "A proposta não é boa para o servidor, mas é ótima para o governo e para os rendimentos do BRB", avaliou o deputado Professor Reginaldo Veras (PDT). O parlamentar criticou que a dívida com o servidor, que já não tem correção financeira, ainda será paga em 36 vezes – também sem correção. Além disso, o parlamentar criticou os juros da linha de crédito do BRB para o adiantamento dos valores das pecúnias: "É agiotagem".

Outubro Rosa – O deputado Jorge Vianna (Podemos) destacou, em plenário, mutirão do Hospital de Taguatinga para atender mulheres vítimas de câncer da mama. Segundo informou, o esforço concentrado foi realizado ao longo de uma semana e envolveu servidores públicos e profissionais autônomos, da iniciativa privada e do terceiro setor. "Eu nunca tinha visto profissionais tão empenhados em ajudar a população. Nunca tinha visto, também, quatro médicos numa mesma cirurgia", contou. Vianna fez questão de agradecer, nominalmente, os envolvidos no mutirão.

Banco de Alimentos – Projeto exitoso da Central de Abastecimento do DF (Ceasa/DF), o Banco de Alimentos foi tema de pronunciamento feito pelo deputado Hermeto (MDB) nesta terça. O parlamentar disse ter visitado a Ceasa e ter conhecido a iniciativa: "É um projeto sensacional, que ajuda mais de 33 mil crianças e idosos, oferecendo alimentação equilibrada e de qualidade". O distrital convidou os colegas a conhecerem a ação e a contribuírem com recursos, por meio da destinação de emendas parlamentares. Júlia Lucy (Novo) louvou a fala do colega e apontou que o "Banco de Alimentos" deverá perder recursos do governo federal.

Educação – O deputado Leandro Grass (Rede) foi à tribuna do plenário, nesta tarde, para criticar a não-execução de emendas impositivas, no caso para a educação. Ele alertou, ainda, para restrições na aplicação do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF). "Se não cuidamos das escolas, não tem perspectiva de desenvolvimento", concluiu. 

Denise Caputo
Fotos: Carlos Gandra/CLDF
Núcleo de Jornalismo – Câmara Legislativa