Para o vice-governador, Paco Britto, brincar é fundamental para educar crianças sobre temas como este. “Você educa brincando”

Por Redação Jornal de Brasília
Foto: Willian Matos/Jornal de Brasília

O Governo do Distrito Federal (GDF) lançou, nesta quinta-feira (5), o programa que utiliza a Turma da Mônica para conscientizar contra o feminicídio e a violência doméstica. As imagens foram exibidas no Cine Brasília para alunos da rede pública do DF.

O vice-governador Paco Britto esteve presente no evento. Britto falou sobre a importância de se conscientizar crianças e adolescentes sobre o tema. “Eles, sim, levam, através de vídeos, jogos, [o tema] para dentro de suas casas. Precisamos mostrar a seriedade que é isso.”

“Você educa brincando. A criança tem que aprender. Como é que a criança aprende? Brincando, vendo vídeos animados… É tão bom que o Pnud tá junto, a ONU tá junto. É um ensino de qualidade que esperamos que eles levem para casa para conscientizar os amigos e familiares.”

Segundo o Pnud, cinco crianças levantaram a mão após os organizadores perguntarem quem queria ser professor quando crescer. Muitos alunos aprovaram a apresentação.

Segundo o secretário de Educação, João Pedro Ferraz, além dos desenhos, a pasta vai capacitar os professores para lidar com situações de violência. Ferraz endossou a fala de Britto. “Queremos que eles sejam elos, canais para as crianças denunciarem”, afirmou.

O projeto é da é da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) e da Secretaria de Educação do DF (SEE-DF), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e a ONU Mulheres. Também houve apresentação adaptada para alunos com deficiência auditiva.