Movimento Popular Socialista, MPS, principal segmento social do Partido Socialista Brasileiro, concluiu neste final de semana mais uma etapa do calendário de atividades a serem realizadas neste terceiro trimestre do ano, quando encerrou mais um curso de formação política para sua militância. Segundo o secretário nacional do Movimento Popular, advogado Acilino Ribeiro, já aconteceram duas etapas, uma a nível básico e outra a nível avançado, dentro do Plano Nacional de Formação do MPS. 

O curso de nível básico que se realizou neste mês de julho durante quinze dias e realizado para militantes iniciantes foi o curso de Cultura Partidária e Ativismo Político, onde os filiados ao PSB e militantes do MPS estudam e debatem os documentos básicos do partido, como o Manifesto, Programa, Estatuto, Regimento, Código de Ética e a História do PSB e um Perfil Biográfico de seus fundadores, líderes e dirigentes atuais. E concluem o curso fazendo um PBP – Perfil Biográfico Partidário onde cada aluno escreve sobre a vida destes líderes do partido. Este curso teve 115 inscrito e foi concluído por 80 militantes, com quarenta (40) horas aulas. 

O curso de nível avançado, que foi realizado no mês de maio e teve duração de vinte dias foi para militantes que já tinham participado de cursos anteriores de nível básico e foi de Integração Partidária e Cultura Ideológica, onde a militância estudou e aprofundou conhecimentos com ênfase e capacitação em História, Filosofia, Teologia, Sociologia e Ciência Política, com sessenta (60) horas aulas, 240 inscritos e 195 concluindo o curso. 

Até o final do ano, conforme declarou o secretário nacional do MPS, Acilino Ribeiro estão projetados a realização de mais dois (02) curso de formação, sendo um de Ética, Moral e Disciplina Socialista e outro de Teoria Marxista e Ativismo Político, além de um Seminário de Teologia Política e Ativismo Partidário, outro de Midiativismo Político e Estratégia Digital e um ciclo de palestras e debates sobre outros temas como Economia Política, Inteligência Política, Estratégia Política, Paradiplomacia Política e Geopolítica. 

Participaram dos cursos militantes dos vinte e seis estados e do DF, onde o MPS está organizado, entre dirigentes e militantes de base. Os cursos foram coordenados pelo próprio secretário Acilino Ribeiro e pelo Coordenador Executivo de Formação Política do segmento Elói Frizzo e teve como professores dirigentes do MPS e especialistas nos respectivos temas como o filosofo Francisco Cortez, jornalista João Salame, advogado João Batista, assistente social Thaisa Daiane, jornalista Bia Cardoso, Teóloga Milena Teixeira e o advogado Washington Picanço dentre outros especialistas nas áreas técnicas. 

O último curso teve aula de abertura do ex-deputado Domingo Leoneli e foi encerrado com uma aula especial proferida pelo diretor da Fundação João Mangabeira Fábio Maia que parabenizou a direção do Movimento Popular Socialista pela realização dos cursos do MPS que tem servido de referência para a militância do PSB. Maia disse ainda que a FJM se sente realizada e feliz pelo trabalho realizado e o apoio dado que é retribuído com a grande participação da militância e ao mesmo tempo um aproveitamento que qualifica base e dirigentes do segmento. Durante o curso que teve apostilas para leitura e debates também foi exibido e debatido filmes e documentários sobre a vida e trajetória dos líderes do PSB e a história do partido. Acilino Ribeiro finalizou agradecendo o apoio da FJM e agradeceu ao presidente da mesma ex-governador Ricardo Coutinho que enviou mensagem de apoio aos participantes. 

CECOM\MPS\PSB – BSB-DF\200720