Fernando Leite falou com exclusividade ao blog nesta tarde (16) e garantiu que as reformas no HRP devem começar o mais rápido possível; presidente também falou sobre sua gestão à frente da Novacap

O presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Fernando Leite, concedeu entrevista na tarde desta quarta-feira, 16, à jornalistas e blogueiros de Brasília, onde fez um balaço de sua gestão, destacou os principais trabalhos realizados e salientou que estar à frente da companhia é um “sonho”.

Como bem destacou o presidente da Novacap, trabalhar na empresa é participar de uma empresa que nasceu para construir “projeto revolucionário”, que era a construção de Brasília. Com isso, a empresa passou a ser mais que um patrimônio local, ela está entre as empresas públicas nacionais de grande destaque. Fernando Leite cita o paisagista Roberto Burle Marx, o arquiteto Oscar Niemeyer, e o urbanista, Lúcio Costa, como referência do quadro de profissionais renomados que passaram pela Novacap.

“Ela não nasceu simplesmente para construir uma nova capital. Ela nasceu para construir um projeto revolucionário”, lembra Leite.

Porém, em sua avaliação, o presidente diz que esse perfil inovador e moderno da companhia foi sendo deixado de lado. Sua gestão, portanto, será nesse sentido, fazer da empresa, uma empresa moderna e voltada às necessidades do momento. “Durante todos esses anos ela [a Novacap] construiu essa cidade. Ao logo do tempo ela foi perdendo o seu vigor inicial”, avalia Leite.

“Nós viemos aqui para restaurar, resgatar esse vigor inicial da Novacap, essa determinação de fazer o novo. O governador Ibaneis determinou que fizéssemos a Novacap reviver os seus tempos de glória. Que ela voltasse a ser nova, de fato. Só que o novo do século 21, que é muito diferente do novo da época da construção de Brasília. Os tempos mudaram”, disse o presidente.

3 pilares

De acordo com Fernando Leite, sua gestão está baseada em três pilares, que são tecnologias, gestão e pessoas. O primeiro pilar é responsável por viabilizar a adaptação da empresa no âmbito do mundo digital. O segundo pilar é voltado a administração da empresa, que será destinada à gestão de empreendimentos, contratos e projetos, deixando assim de se agir diretamente em todo tipo de serviço de infraestrutura no DF. Por fim, o terceiro pilar será responsável por valorizar o servido da Novacap, através de benefícios e valorização do trabalho, oferecer assim, cursos de capacitação, plano de saúde, serviço previdenciários e outros.

Hospital de Planaltina

Em resposta à pergunta de nossa reportagem, o presidente da Novacap falou sobre a situação do andamento das obras no Hospital Regional de Planaltina (HRP) anunciada pelo Governo do DF nesta semana. De acordo com o GDF, a unidade passará por reformas na sala de radiologia, na subestação de energia, nos laboratórios, no bloco de apoio e haverá ainda a construção de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Os investimentos são da ordem de R$ 1 milhão.


Antes de iniciar obras no HRP, será preciso construir uma nova subestação de energia elétrica na unidade, diz presidente da Novacap

Hoje, a falar sobre o início e término das obras, o Fernando Leite disse que todos os projetos já estão concluídos e as licitações para a execução da obra começa já neste mês. Porém, ele destacou que, antes de qualquer reforma, será preciso reconstruir a subestação fornecedora de energia elétrica do HRP.

“A subestação que atende o hospital e as instalações elétricas atuais não tem menor condição. Então além de fazer UTI, fazer o terceiro bloco, fazer o bloco radiológico, fazer o laboratório, você precisa dotar aquela unidade de infraestrutura elétrica”, afirma.

Fonte Blog do Ulhoa