Rafael Prudente destacou o orgulho pela aprovação de Eduardo Vasconcelos e ressaltou a destinação de recursos para Educação, por parte da CLDF, e os cursos oferecidos na Escola do Legislativo.
Foto: Figueiredo/CLDF

Na tarde desta terça-feira (9), o presidente da Câmara, deputado Rafael Prudente (MDB), recebeu Eduardo Vasconcelos Goyanna Filho, estudante brasiliense aprovado para ingressar na universidade de Harvard, Estados Unidos, neste ano. Na reunião, comemoraram a aprovação e discutiram o papel da educação na formação de jovens cidadãos.

Prudente parabenizou Eduardo: “Sua aprovação é um orgulho e uma alegria para nós e nossa cidade. Mostra que tanto estudantes da rede privada quanto da pública, independente de classe social, podem alcançar um objetivo como esse. O que vale é a vontade”, declarou.

O jovem foi um de três brasileiros aprovados em 2021 e contou que o processo de tentar ingressar na universidade americana é mais extenso e complexo que no Brasil. Além de uma prova escrita e redações, as instituições analisam atividades extracurriculares e trabalhos que o aluno tenha realizado na comunidade onde mora. Motivado pela profissão da mãe, agente da Polícia Civil que trabalha com crianças e adolescentes, Eduardo atuou como professor de inglês e civismo para crianças do Varjão, Paranoá e Itapoã.

Em sua opinião, trabalhar com essas crianças e adolescentes influenciou fortemente a maneira como pretende lidar com benefícios futuros. “Durante esse processo, eu precisava estar atento ao que a comunidade necessitava, precisava realmente me engajar lá. Então, passei a acreditar que, se você recebe uma oportunidade, deve fazer de tudo para criar outras oportunidades para quem mais precisa delas”, afirmou.

Educação

Ao longo da jornada para conseguir ingressar na universidade de seus sonhos, o estudante teve profundo contato com a educação e, por esse motivo, afirma acreditar que essa é a principal ferramenta para a formação de jovens cidadãos e também a melhor forma de ressocialização. Para ele é essencial fomentar o protagonismo jovem nos processos de aprendizagem como meio de melhorá-los.

O deputado Prudente afirmou compartilhar essas opiniões e citou alguns projetos da Câmara voltados ao tema. “Temos investido bastante no Programa de Descentralização Administrativa e Financeira e, através dele, foram investidos mais de R$ 136 milhões na reforma de escolas só no ano passado. Nos próximos 60 dias, esperamos entregar uma reformulação da Escola do Legislativo para levar cursos para fora da CLDF, o primeiro será direcionado para gestores de escolas públicas sobre gerenciamento de recursos públicos, além de uma agenda de outros cursos que será divulgada em breve. E, por fim, pretendemos, após o fim da pandemia, lançar um projeto sobre jovens parlamentares, voltado para estudantes”, listou o deputado.

Eduardo também disse ter apreço pela política e que pensa em, possivelmente, atuar como funcionário público no futuro. Para ele, é necessário desmistificar e aproximar a política para a população, sobretudo da parcela mais jovem. No momento, Eduardo pensa em se graduar em um curso que une Ciência Política, Administração Pública e Gestão de Políticas Públicas.

Planos futuros

Quando perguntado sobre o que pensa em trazer de volta para o Brasil em termos de conhecimento, afirmou estar focado em apresentar inovações e soluções baseadas em ciência e tecnologia ainda não presente no país. Sobre a experiência universitária, o presidente explicou que seria uma ótima oportunidade de presenciar vários tipos de diversidade e viver experiências de trocas culturais e cooperação.

Ele acredita que o jovem pode trazer de volta uma perspectiva diferente que ajude a aprimorar aspectos socioculturais locais e também gostaria que, ao retornar, pudesse realizar palestras motivacionais para alunos da rede pública.

Para os que têm o mesmo sonho, Eduardo deu uma mensagem de encorajamento. “Minha principal mensagem é acredite nos seus sonhos. Muitas vezes parecem inalcançáveis, mas o que causa a diferença é o que fazemos todo dia, as dificuldades diárias que ultrapassamos. Então, estabeleçam suas metas e vão trabalhando pouco a pouco. Cada jovem tem um potencial muito grande dentro de si e acho que não deixar de sonhar, principalmente quando a vida adulta se aproxima e nós passamos a nos ater mais à realidade, é essencial”, incentivou o futuro universitário.

Victor Cesar
Fotos: Figueiredo/CLDF
​​​​​​​Núcleo de Jornalismo - Câmara Legislativa