Iniciativa destinada a empresas de agritech prevê imersões virtuais focadas na facilitação da internacionalização do negócio.

O Programa de Incubação Cruzada Virtual de startups do Brasil e da África do Sul na área de agritech, que prevê o intercâmbio de empreendedores sobre o ecossistema de inovação, está com inscrições abertas. A iniciativa é fruto de parceria entre o Sebrae, a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), o Departamento de Ciência e Inovação da África do Sul (DSI) e a Agência de Inovação Tecnológica da África do Sul (TIA), com o apoio do Programa de Diplomacia da Inovação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. As inscrições para a 1ª fase devem ser feitas até 02 de julho, neste link.

A analista de inovação do Sebrae, Cristina Mieko destaca algumas semelhanças que irão contribuir para a imersão de experiências entre as startups participantes. “A área de agritech desenvolve grandes soluções para um problema que é um desafio mundial: a produção de alimentos de forma sustentável, visando combater a insegurança alimentar. Nós, no Brasil, fazemos um trabalho muito interessante nesse sentido. E com certeza temos muito o que absorver com as startups da África do Sul”, afirma.

A programação da cruzada virtual inclui capacitações técnicas, seminários sobre os ecossistemas de inovação, mentorias, treinamento de pitch, acesso a investidores locais, business matchmaking e networking qualificado. Além disso, os empreendedores terão apoio no desenvolvimento de processos de internacionalização de empreendimentos brasileiros e sul-africanos no setor de agritech.

“O objetivo central é mostrar que a inovação não tem fronteiras. Queremos que as startups conheçam se exponham a um ambiente diferente para gerar insights e melhorias para surgimento de novos produtos e processos. Tudo isso para que possam acelerar a expansão internacional de seus negócios. Nesse momento de troca, as startups vão conhecer interagir com uma outra cultura, língua e ambiente de negócios distintos ao do Brasil. E neste contato terão a oportunidade de validar seus produtos e serviços e, consequentemente, estarão mais abertas a adaptarem ou até criarem soluções inovadoras”, observa Cristina Mieko.

O processo de seleção para startups brasileiras é dividido em duas fases. Na primeira são feitas as inscrições e apresentação de propostas, considerando o prazo de 02 de julho. No dia 26 de julho serão anunciadas as empresas selecionadas para o programa. Após as capacitações previstas, em setembro, as startups brasileiras participarão de agenda virtual intensiva de atividades por uma semana. Em novembro será a vez das representantes sul-africanas. No mesmo mês, será organizado o encontro virtual para que as empresas dos dois países interajam diretamente.

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