Nos hospitais do Gama, de Ceilândia e de Samambaia foram oferecidos café da manhã especial, apresentação de Orquestra Filarmônica e aula de ioga.
Agência Brasília
Em comemoração à 82ª Semana da Enfermagem, várias unidades da rede pública de saúde do DF prestaram homenagens aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, nesta quarta-feira (12).
Nesta data também são comemorados o Dia do Enfermeiro e o Dia Internacional da Enfermagem. No Hospital Regional do Gama (HRG), a Superintendência da Região de Saúde Sul entregou certificados de honra ao mérito a 34 servidores da enfermagem.
No HRG foi servido café da manhã e foi feita uma linda homenagem pela Orquestra Filarmônica de Brasília. Já no Hospital Regional de Ceilândia (HRC), os servidores ganharam café da manhã e participaram de eventos comemorativos. O Hospital Regional de Samambaia também prestou homenagens aos servidores com uma aula de ioga e um lanche da tarde.Em Samambaia, os servidores homenageados participaram de aula de ioga, mentalização e alongamento para aliviar o estresse nestes tempos de pandemia | Foto: Geovana Albuquerque / Agência Saúde-DF
A tarde de relaxamento ocorreu em um sítio próximo ao HRSam. Além de ioga, os participantes tiveram um momento para mentalização e alongamento para aliviar o estresse do dia a dia.
Também houve comemoração com palestra e entrega de lembranças alusivas à data na Unidade Básica de Saúde 3 de Nova Colina, em Sobradinho.
“Todos nós trabalhamos sem esperar nada em troca e, quando recebemos, o sentimento é de gratidão”Marcileia Oliveira, enfermeira do Hospital Regional do Gama
Um sorriso
No HRG, Marcileia Oliveira foi uma das profissionais a receber o certificado de honra ao mérito. Ela é enfermeira e trabalha no pronto-socorro de cirurgias ortopédicas. A profissional conta que ficou muito emocionada em receber o certificado. “Todos nós trabalhamos sem esperar nada em troca e, quando recebemos, o sentimento é de gratidão”, disse.
“Essas homenagens motivam a gente. Eu trabalho por amor, amo ser enfermeira. É uma profissão que me aproxima das pessoas, me dá a oportunidade de resgatar o lado humano tanto meu como dos pacientes. Muitas vezes um sorriso, o cuidado, já faz esse paciente se sentir melhor”, afirma.
Orquestra Filarmônica tocou músicas que emocionaram os servidores homenageados | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF
De volta à linha de frente
De acordo com o superintendente da Região de Saúde Sul, Lucimir Pessoa Maia, a escolha dos profissionais homenageados foi feita pelos próprios colegas de trabalho de cada setor. “Esses servidores foram reconhecidos pelos seus próprios colegas como pessoas dedicadas que fazem o seu máximo. Tivemos uma servidora que perdeu a irmã por conta da covid-19, ela mesma adoeceu e fez questão de retornar ao trabalho. Segundo ela, porque precisa cuidar do próximo, assim como teve alguém que cuidou de sua irmã quando estava internada. Isso mostra o amor ao próximo, o cuidado”, destaca.
Trabalho essencial
A Orquestra Filarmônica de Brasília fez uma apresentação que emocionou todos os profissionais presentes no café da manhã, onde tocou clássicos como “Hallelujah” e “Ave Maria”. Além de músicas de trilhas sonoras de filmes, como “Shallow”, de Nasce uma estrela.
O superintendente acredita que a pandemia deixou o papel dos profissionais da saúde em evidência e mostrou como é essencial esse trabalho para a sociedade. Por isso, reconhecer a garra e a coragem de cada um é essencial.
Segundo ele, muitos pacientes criam laços de amizade com os servidores por conta do tratamento que recebem no HRG.A Superintendência da Região de Saúde Sul entregou certificados de honra ao mérito a 34 servidores da enfermagem, como a enfermeira Lorena Dias Fernandes | Foto: Geovana Albuquerque / Agência Saúde-DF
Lorena Dias Fernandes é enfermeira do Centro Obstétrico do HRG e disse que ficou muito feliz com a homenagem e emocionada com a orquestra. “É gratificante ter nosso trabalho reconhecido, principalmente pelo esforço, pois sempre tento prestar a melhor assistência possível”, relata.
Homenagens
No Hospital Regional de Ceilândia (HRC) foi servido um café da manhã especial para toda a equipe de enfermagem da unidade. Os profissionais receberam lembrancinhas e tiveram uma apresentação de sanfona.
A superintendente da Região de Saúde Oeste, Lucilene Florêncio, destaca que os profissionais da enfermagem, diante da pandemia, têm o papel de protagonismo, pois eles cuidam em todos os níveis da atenção.
“A superintendência Oeste reconhece e agradece todo o esforço, dedicação, cuidado e amor da equipe de enfermagem no enfrentamento da pandemia. São profissionais que têm compromisso e comprometimento em cuidar de todas as pessoas que estão com covid-19, dedicam tempo e cuidam com todo amor e carinho. Por isso, nosso agradecimento e reconhecimento”, explica Lucilene.
*Com informações da Secretaria de Saúde
0 Comentários