Gustavo Alcântara / Especial Metrópoles

Comunidades vulneráveis serão atendidas em unidades específicas, sem agendamento, desde que estejam em grupos ou faixa etária autorizadas.

O Governo do Distrito Federal (GDF) definiu novos pontos de vacinação contra a Covid-19 para imunizar a população considerada mais vulnerável e com dificuldade de ter acesso à internet ou fazer deslocamentos.

As regiões rurais de Brazlândia, Sol Nascente, Paranoá, Ponte Alta e Engenho das Lajes têm data e local para receber a vacinação sem necessidade de agendamento. Na região da Fercal e em Água Quente será mantido o projeto piloto de vacinar às terças e quintas, por enquanto.

De acordo com o secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, será realizada reunião com a comissão de vacinação para definir mais estratégias a fim de imunizar a população de áreas vulneráveis do DF. O encontro ocorrerá nesta sexta-feira (2/7). “Vamos usar carros de som, lideranças comunitárias, rádios comunitárias, a fim de divulgar os pontos de imunização “, afirmou o chefe da pasta da saúde.

Para ter acesso à imunização, o morador precisará estar entre os grupos prioritários, ter comorbidade ou mais de 46 anos.

Confira alguns locais já marcados:

- Na Região Norte, a vacinação na Fercal é feita no Centro Comunitário, em frente à Administração Regional. Por enquanto, a imunização ocorre às terças e quintas-feiras.

- Na Região Sul, a imunização é na área rural do Gama. A população vulnerável de Ponte Alta e Engenho das Lajes pode vacinar na UBS 12 do Gama, em 7 de julho. Serão 500 doses disponibilizadas.

- Na Região Leste, a vacinação será na UBS 2 do Paranoá. O piloto de vacinação começa nesta sexta-feira (2/7).

- Na Região Oeste, que abrange a população do Sol Nascente, a vacinação será na UBS 12, no dia 14 de julho.

- Na região rural de Brazlândia, a vacinação será na Gerência de Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes (Gesac) 3. A vacinação será do dia 12 a 16 de julho.

- Na Região Sudoeste, em Água Quente, a operação de vacinação será às terças e quintas-feiras.

Agentes comunitários de saúde, das equipes de Saúde da Família que atuam na região, estão convocando os moradores, de casa em casa, para serem vacinados e receber outros atendimentos.

O público com 46 anos ou mais que vive nessas áreas não precisa agendar a vacina, basta comparecer aos locais indicados com a identidade e o comprovante de residência.