Foram aproximadamente 30 minutos de música clássica em um concerto exclusivo para os moradores do Zoológico de Brasília.
Agência Brasília

Uma atividade para lá de especial: apresentação de piano, ao vivo, para os animais do Zoológico de Brasília. Em uma estrutura móvel, o pianista Wandrei Braga se locomoveu pelo Zoo para se apresentar ao público inusitado do dia: elefante, girafa, babuíno-sagrado, casuar, emu e avestruz, que tiveram a oportunidade de presenciar um enriquecimento ambiental auditivo inédito, proposto pela Diretoria de Educação Ambiental em conjunto com o Núcleo de Bem-Estar Animal (NBEA) do Zoo com a Casa do Piano.Foi a primeira vez em que aconteceu uma apresentação ao vivo de piano. A ideia é que, caso os resultados sejam positivos, os concertos ocorram com mais frequência no Zoológico de Brasília | Foto: Divulgação/Zoo

Como todas as atividades de enriquecimento ambiental, o objetivo é de trazer algo novo aos animais, para que saiam da rotina. A apresentação aconteceu em uma segunda-feira, com o parque fechado para visitantes, justamente para que o show fosse exclusivamente para os animais. Durante cerca de 30 minutos em cada parada, o artista tocou um repertório de músicas clássicas previamente selecionadas para o momento.

A bióloga e chefe do NBEA, Marisa Vieira, destaca a importância da observação comportamental de cada indivíduo antes, durante e depois das apresentações. “Cada animal aqui tem uma história e um passado. Isso quer dizer que cada animal vai ter uma interação diferente com a atividade, por isso fizemos anotações do comportamento dos animais quando começou a apresentação. Assim, será possível analisar e comparar com os dados anteriores realizados antes do concerto e chegar a uma conclusão acerca da interação em cada indivíduo”, explica.

No Zoológico de Brasília, foi a primeira vez em que aconteceu uma apresentação ao vivo de piano. A ideia é que, caso os resultados sejam positivos, os concertos ocorram com mais frequência, integrando o cronograma de atividades propostas pelo núcleo.

De acordo com a diretora de educação ambiental, Caroline Trombeta, a expectativa é que nas próximas vezes o público esteja presente. “Além de ser uma atividade muito enriquecedora para os animais, é um momento único de podermos promover a educação ambiental perante a sociedade com uma trilha sonora instrumental, ao vivo. Por isso, se os resultados forem positivos, a gente espera que a atividade se repita, mas desta vez com os nossos visitantes por perto”, esclarece.

Para conferir a apresentação completa do pianista, basta acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=QCazc92E6n8.

* Com informações do Zoo