Délio Lins e Silva Júnior, candidato a presidência da OAB-DF — Foto: Divulgação

Chapa 'Avança Mais OAB' recebeu 12,3 mil votos, 41% do total. Resultado foi divulgado na noite deste domingo (21).

Por Marília Marques, g1 DF

O advogado Délio Lins e Silva Júnior foi reeleito presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, no Distrito Federal (OAB-DF), com 12.328 votos. A chapa "Avança Mais OAB" recebeu 41% do total dos votos válidos. O resultado foi divulgado às 18h34 deste domingo (21).

Na vice-presidência, foi eleita a advogada Lenda Tariana, diretora da Associação Brasiliense de Direito Processual Civil (ABPC). Ao todo, cinco candidatos concorreram à eleição.

Confira nova formação:
Presidente: Délio Fortes Lins e Silva Júnior (confira perfil mais abaixo)
Vice-presidente: Lenda Tariana
Secretário-geral: Paulo Maurício Braz Siqueira
Secretária-geral adjunta: Roberta Batista de Queiroz
Diretor tesoureiro: Rafael Teixeira Martins
Diretora de comunicação: Raquel Bezerra Cândido
Diretora de igualdade racial: Lívia Caldas Brito
Diretor de prerrogativas: Newton Rubens de Oliveira
Diretor de tecnologia: Fernando Teixeira Abdala

Esta é a primeira vez, em 61 anos, que a eleição da OAB é virtual. Segundo a entidade, foram computados 29.572 mil votos. Ao todo, 35 mil advogados estavam aptos a participar do processo de escolha do novo presidente da Ordem.



Presidente reeleito da OAB-DF, Délio Lins, e a vice-presidente, a advogada Lenda Tariana — Foto: Divulgação

Quem é Délio Lins

Advogado criminalista e atual presidente licenciado da OAB/DF, Délio Lins e Silva Júnior nasceu em Brasília e cursou Direito no Centro Universitário de Brasília (UniCeub), onde graduou-se em 2000.

Pós-graduado em direito penal econômico, ele é mestre e doutorando em ciências jurídico-criminais pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em Portugal. Lançou livros na área de atuação e foi professor universitário e, na OAB-DF, Délio participou de duas comissões: a de apoio ao advogado Iniciante e a de direitos humanos.


Fachada do edifício da OAB-DF — Foto: Divulgação/OAB-DF

Votação online


A votação é obrigatória na OAB-DF, sob pena de multa equivalente a 20% da anuidade integral em vigor. Quem não votou, deve justificar por escrito e submeter para análise da diretoria da OAB/DF, pela internet.

Este ano, pela primeira vez, a eleição contou com votos virtuais. Quatro postos presenciais ficaram abertos ao longo do dia para quem teve dificuldades de votar pela internet.

Para ter direito, o advogado precisava estar com a inscrição ativa e em dia com as contas da entidade.

As seccionais de Santa Catarina (OAB/SC); do Rio Grande do Sul (OAB/RS); do Maranhão (OAB/MA) e do Paraná (OAB/PR) também realizaram eleições on-line.