Medida era reivindicada pela categoria e vinha sendo prorrogada, constantemente, para suprir carência dentro das unidades públicas do DF.

Rafaela Felicciano/Metrópoles

O secretário de Economia, José Itamar Feitosa, informou, nesta quinta-feira (30/12), ter assinado uma portaria que mantém a ampliação, desta vez permanente, de carga horária concedida temporariamente a cerca de 600 servidores da Secretaria de Saúde de 20 para 40 horas semanais.

Originalmente, a determinação havia sido concedida em março deste ano, em caráter provisório, com o objetivo de reforçar o atendimento para os pacientes acometidos pela Covid-19, e tendo em vista se tratar de serviço complementar essencial ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus na capital da República.

A maior parte dos servidores contemplados, que terão a jornada dupla em caráter permanente, exercem função fim da Secretaria de Saúde e atenderão à demanda em diversas especialidades nas regiões de saúde sul, norte, leste, oeste, sudoeste e centro-sul, a partir da data da publicação da medida, prevista para sair no Diário Oficial (DODF) da próxima sexta-feira (31/12).

Reivindicação

Com isso, os servidores dobram não apenas a jornada, mas também a renda salarial no fim do mês de forma definitiva. A determinação soluciona parte da carência existente dentro das unidades de saúde do Distrito Federal, conforme indicou o Sindicato dos Funcionários em Estabelecimentos de Saúde (SindSaúde-DF).

“Muito importante que o governo tenha tido essa sensibilidade de no final do ano presentear os servidores com essa definição, a qual significa o dobro do salário. E, claro, presentear também a população, proporcionando maior qualidade no atendimento com a manutenção de servidores na ponta e no combate à pandemia da Covid-19”, disse a presidente da entidade, Marli Rodrigues.