Foto: Silvio Abdon/CLDF

Ao todo mais de mil mulheres recorreram à Procuradoria da Mulher em busca de romper o ciclo da gravidez não planejada a partir da inserção do DIU.

A deputada Júlia Lucy (sem partido), procuradora da Mulher na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), realiza Sessão Solene para apresentar as ações de Planejamento Familiar Reprodutivo na sexta-feira (25) às 15h no Plenário da CLDF. O evento celebra a parceria firmada entre a Procuradoria, o Grupo Mulheres do Brasil DF e as instituições parceiras.

“A política pública de Planejamento Familiar Reprodutivo é a mais importante que existe e por ela venho lutando, de forma pioneira, no DF. Nossas jovens estão interrompendo os seus estudos, passando por gestações de risco e perdendo oportunidades de crescimento e chances em suas vidas”, afirma a deputada Júlia Lucy, autora do requerimento que deu origem à Sessão.

Ao todo mais de mil mulheres recorreram à Procuradoria da Mulher em busca de ações preventivas com objetivo de romper o ciclo que leva à gravidez não planejada. Entre essas ações para precaver a gravidez, estão a inserção do DIU e a realização de cirurgias de laqueadura. Todos os procedimentos foram realizados conforme prescrição e indicação médica.

A deputada Júlia Lucy também dá seu testemunho sobre a questão. “Fui mãe aos 17 anos e por isso sei bem o quão difícil é seguir os estudos e iniciar a vida profissional tendo um bebê para cuidar. A prevenção da gravidez não planejada, especialmente entre jovens adolescentes, muda o futuro”, garante a parlamentar.

Homenagens

Além de celebrar a parceria, a solenidade vai homenagear as pessoas que contribuíram para a realização dos procedimentos que envolvem toda a ação. Entre elas, a diretora de Atenção Integral à Saúde, Dra. Andréia Araújo, à época diretora do Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB), e o médico ginecologista obstetra, Dr. Adriano Bueno Tavares. Em 2019, na primeira ação da PEM no Distrito Federal, ambos proporcionaram o atendimento de mais de 100 mulheres em consultas preventivas e na inserção dos dispositivos intrauterinos (DIU) no HMIB e organizaram o mutirão realizado na Cidade Estrutural.

Outra homenageada é a superintendente da Região de Saúde Centro-Sul, Dra. Flávia Oliveira Costa. Quando os índices da pandemia começaram a cair no final de 2021, a instituição sob o seu comando deu seguimento às ações iniciadas pela PEM nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Estrutural, Riacho Fundo I e II, Núcleo Bandeirante e Guará. Várias mulheres da região em situação de vulnerabilidade foram atendidas.

Agora em 2022, as iniciativas da PEM também receberam o apoio da Superintendência da Região Central de Saúde, por meio do Dr. Paulo Roberto da Silva Junior. O superintendente, em parceria conjunta com a Dra. Mariana Alcazas, diretora do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), reuniu sua equipe técnica para promover o atendimento das mulheres cuidadas pela Procuradoria no HRAN. O suporte do Laboratório de Análises Clínicas foi fundamental para realizar os exames necessários à inserção do DIU, sob os cuidados do responsável técnico da Ginecologia e Obstetrícia, Dr. Marcelo Cronemberg.

*com informações da assessoria de imprensa da deputada Júlia Lucy

Francisco Espínola - Agência CLDF