Fotografia é hobbie para brasilienses. Arquitetura planejada, céu e ipês são algumas 'belezas inesgotáveis' da capital do país.

Brasília tem arquitetura alinhada com os astros

Brasília completou 62 anos nesta quinta-feira (21) e, além do peso de ser a capital do Brasil, a cidade também é conhecida por sua arquitetura planejada e por belezas naturais com seus ipês, o pôr do sol, e pelo céu, que já virou até letra de música. Tanta exuberância também criou a paixão dos brasilienses pela fotografia (veja vídeo acima).

Mais do que um hobby, ela se tornou um hábito de muitos moradores do Distrito Federal que, ao passarem pelos monumentos, fazem os mais variados cliques. A arquitetura do Plano Piloto, com seus prédios mais baixos, também facilita a visão do céu – que é um espetáculo à parte.


Léo Caldas tira foto de pôr do sol em Brasília, no DF — Foto: TV Globo/Reprodução

O Eixo Monumental foi construído numa posição quase Leste-Oeste, que faz com que nos dois dias de solstício, a cada ano, quando o sol percorre uma trajetória a exatos 90º com o solo de Brasília, ele também passe sobre a parte mais central da cidade, em perfeito alinhamento.

Nesses dias, o sol atinge o topo do céu, ou zênite solar. De acordo com quem pesquisa sobre o assunto, é algo tão milimétrico, que não se trata apenas de uma coincidência.


Sol sobe prédio do Congresso Nacional, em Brasília, no DF — Foto: TV Globo/Reprodução

Tanta exuberância atraiu os olhares do professor de educação física Léo Caldas, que estudou sobre o assunto e uniu os hobbys de fotografia com a astronomia, e faz registros dos monumentos de Brasília junto a fenômenos naturais.

"Sou brasiliense da gema, e apesar de ser professor de educação física, meu esporte é fotografar os monumentos de Brasília com os astros que emolduram esse céu maravilhoso. Daqui a gente consegue ver, quase o ano inteiro, todos os planetas", diz Léo Caldas.

Os ipês de Brasília


Pessoas tiram fotos de ipê em Brasília, no DF — Foto: TV Globo/Reprodução

Na época de floração dos ipês, não é raro ver alguém parando no caminho para registrar a festa de cores pelas ruas do Distrito Federal. As redes sociais dos brasilienses ficam cheias de cliques das árvores com flores cor-de-rosa, amarelas, brancas e roxas, dependendo do período.

De acordo com o publicitário João Carlos Amador, que estuda a história popular de Brasília, os ipês podem até ser clichê, mas nunca deixam de impressionar. "Os ipês impressionam quem é de fora, mas tem a característica de impressionar a gente também", diz.

"Você vê, toda temporada de ipê, a quantidade de gente, de fotos que inundam as redes sociais, de coisas que a gente vê todo ano. Nunca mudam, mas mesmo assim a gente vai lá, se admira, tira foto. Então, é uma beleza que não se esgota. Isso é uma característica de Brasília", diz Amador.


Ipês de Brasília encantam visitantes e moradores com beleza que se repete ano a ano