A secretária Maria Yvelônia (Secretaria Nacional de Assistência Social), participou da 5ª Conferência Global sobre a Eliminação do Trabalho Infantil, organizado pelo governo da África do Sul, com apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o evento aconteceu na cidade de Durban.

O Programa faz parte de uma rede de proteção aos cidadãos mais vulneráveis no país e mudaram as diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para o combate ao trabalho infantil.

 “O SUAS está presente em todo o território nacional e, a cada
 ano, ganha mais capilaridade, em uma cooperação contínua entre as várias esferas de governo e organizações da sociedade civil”, explicou Maria Yvelônia Barbosa.

“Tudo está inter-relacionado, não colocamos cada violação de direitos em uma ‘caixa’. O trabalho infantil está dentro de uma iniciativa maior”, destacou a secretária Maria Yvelônia. “Além disso, muitas vezes uma violação de direitos leva a outra. Por isso, precisamos ter um olhar mais amplo, para enxergar as necessidades de cada indivíduo e suas potencialidades”, completou.

O Cadastro Único é outro importante instrumento para a proteção das crianças e adolescentes, pois permite identificar os cidadãos mais vulneráveis, que não é apenas uma base de dados sobre a população de baixa renda: ele é uma ferramenta estratégica que dá visibilidade às famílias mais vulneráveis, mapeando suas carências e possibilitando a integração de ações de diferentes áreas, em todas as cidades brasileiras. Assim, o Cadastro Único tem sido fundamental no combate ao trabalho infantil e a muitas outras violações de direitos”, apontou a secretária.

O Brasil e a cidade de Valparaiso de Goiás, estão orgulhosos de um dos seus filhos o representarem em evento de grande magnitude como esse na África do Sul.

Por Ana Neves
Blog Espaco Mulher DF