Pesquisa publicada neste domingo (17) aponta, em todos os cenários, vitória do governador Ibaneis Rocha (MDB), derrotando todos os candidatos no primeiro e segundo turnos.

Com a bandeira da ética e do combate à corrupção, o candidato à reeleição Ibaneis Rocha é o favorito ao Governo do Distrito Federal nas eleições deste ano, com 28% das intenções de voto.

Nos últimos levantamentos, o favoritismo do governador já era evidente e foi confirmado neste domingo (17) pelos dados divulgados pelo Instituto Quaest.

A última dúvida era se Ibaneis teria potencial eleitoral para vencer o ex-governador José Roberto Arruda (PL). A resposta veio na pesquisa conhecida hoje. O povo mostra que rejeita o passado cheio de escândalos de governos anteriores do Palácio do Buriti.

O Instituto Quaest revela que o governador Ibaneis Rocha derrotará o ex-governador José Roberto Arruda(PL) em qualquer situação.

A pesquisa foi um balde de água fria nas pretensões de Arruda e seria o fim de um passado sombrio que tenta voltar ao poder, deste 2010, quando foi sacado do governo, por prática de crimes de corrupção, os quais os levaram à carceragem da Polícia Federal, em Brasília, por tentar obstruir as investigações da Operação Caixa de Pandora.



No levantamento espontâneo quando não é citado o nome do candidato, a liderança de Ibaneis é ainda maior. 15% dos entrevistados disseram que votariam no governador, enquanto 5% afirmaram votar em Arruda.


A pesquisa registrada na justiça eleitoral sob o nº 08227/2022 e BR 04749/202, o governador Ibaneis Rocha, tem 28% das intenções de voto e Arruda (PL), 25%.

Ibaneis conta ainda a seu favor, a boa avaliação do seu governo com 33% dos entrevistados acenado de forma positiva e 37% de regular, o que deixa governador em uma situação mais confortável do que o presidente da República, Jair Bolsonaro.


Bolsonaro e Ibaneis devem caminhar juntos nas eleições. Até porque o passado de parcerias entre Arruda e o ex-presidente Lula (PT) é condenado pelo PL Nacional. Os dois são amigos e devem montam estratégias conjuntas no DF.


A pesquisa revela, em todos os cenários, que haverá segundo turno entre Ibaneis e Arruda. Mas Arruda ainda pode ficar fora da disputa, caso ele seja derrotado no Supremo Tribunal Federal (STF), em processo a ser julgado no próximo dia 3 de agosto. Arruda apostas as fichas em Lula para poder ser candidato.

Fonte: Blo do Callado