Rafaela Felicciano/Metrópoles


Pesquisa foi divulgada nesta terça-feira (30/8). Após Ibaneis, Leila e Paulo Octávio aparecem com 9% das intenções de voto cada.

O governador e candidato à reeleição Ibaneis Rocha (MDB) subiu entre as intenções de voto ao Governo do Distrito Federal (GDF). Segundo pesquisa Ipec, encomendada pela TV Globo e divulgada nesta terça-feira (30/8), o atual chefe do Executivo local, que tinha 38% no último levantamento, subiu para 41%.

Leila tinha 8% e avançou para 9%. Ela empata com Paulo Octávio (PSD), que permaneceu com 9%. Grass, que aparecia com 4%, também chegou em 7% das intenções de voto.

A pesquisa estimulada ouviu 1,2 mil pessoas entre os dias 27 e 29 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança do levantamento é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR- 00009/2022.

Candidatos que não pontuaram na pesquisa anterior, como Renan Arruda (PCO) e Coronel Moreno (PTB), subiram e conseguiram chegar a 1%. Cerca de 13% dos entrevistados declararam que vão votar em branco ou nulo.

Veja a porcentagem de cada candidato:
Ibaneis Rocha (MDB): 41%
Leila do Vôlei (PSD): 9%
Paulo Octávio (PSD): 9%
Leandro Grass (PV): 7%
Izalci (PSDB): 5%
Renan Arruda (PCO): 2%
Keka Bagno (PSOL): 1%
Coronel Moreno (PTB): 1%
Robson da Silva (PSTU): 1%
Não sabe ou não respondeu: 11%
Branco/nulo: 13%
Rejeição

Ainda segundo o levantamento, Ibaneis lidera na rejeição — 28% dos entrevistados não votariam no atual governador. Na sequência, aparece Paulo Octávio, com 24% de rejeição.

Veja a relação completa de rejeição:
Ibaneis Rocha (MDB): 28%
Paulo Octávio (PSD): 24%
Leila do Vôlei (PDT): 14%
Izalci (PSDB): 13%
Renan Arruda (PCO): 12%
Keka Bagno: (PSOL): 10%
Coronel Moreno: (PTB): 9%
Rafael Parente (PSB): 7%
Leandro Grass (PV): 7%
Robson da Silva (PSTU): 6%
Teodoro da Cruz Téo (PCB): 6%
Lucas Salles (DC): 6%
Poderia votar em todos: 7%
Não sabem ou preferem não opinar: 19%