Objetivo é capacitar jovens para entrar no mercado de trabalho. Veja como se inscrever.
Por G1 DF

Cursos profissionalizantes — Foto: Pós PUCPR Digital

Jovens do Distrito Federal interessados em desenvolver uma habilidade profissional para entrar no mercado de trabalho podem se inscrever em cursos gratuitos de empreendedorismo, games e qualificação profissional. Ao todo, são 455 vagas e as aulas, que começam em setembro, ocorrem em várias regiões de Brasília (saiba mais abaixo).

Qualificação profissional



Curso profissionalizante ensina corte e costura — Foto: Foto: Sebrae Aqui

O projeto "Qualificação Profissional e Empreendimentos Sociais Barba Na Rua" oferece 80 vagas nos cursos de corte e costura, fábrica de chinelos, fábrica de brindes e conserto de smartphone. As inscrições devem ser realizadas pelo portal da Secretaria de Trabalho do DF até a próxima sexta-feira (2).

Para participar das oficinas, o candidato deve ser beneficiário do seguro desemprego, desempregado ou trabalhador informal. Precisa ter mais do que 18 anos e, preferencialmente, morar nas regiões de Samambaia, Ceilândia e Sol Nascente/Pôr do Sol.

As aulas estão previstas para começar no dia 12 de setembro e acontecem no Sol Nascente e em Samambaia Norte.
 Confira cursos, vagas e locais das aulas:

Corte e costura

Vagas: 20 vagas (10 pessoas em cada turma)
Aulas: segunda a sexta-feira, das 14h às 18h e das 18h às 22h
Carga horária: 80 horas
Local: Instituto Mãos Solidárias
Endereço: Chácara 81 - Conjunto A - lotes 21 a 26, salas 103 a 107 - Sol Nascente

Fábrica de brindes

Vagas: 20 vagas (10 pessoas em cada turma)
Aulas: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h
Carga horária: 80 horas
Local: Instituto do Bem
Endereço: QN 209 - Conjunto 2 - loja 32 - Samambaia Norte

Fábrica de chinelos

Vagas: 20 vagas (10 em cada turma)
Aulas: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h
Carga horária: 80 horas
Local: Instituto do Bem
Endereço: QN 209 - Conjunto 2 - loja 32 - Samambaia Norte

Conserto de smartphone

Vagas: 20 vagas (10 em cada turma)
Aulas: segunda a sexta-feira, das 13h50 às 15h50 e das 16h às 18h
Carga horária: 80 horas
Local: Instituto Mãos Solidárias
Endereço: Chácara 81 - Conjunto A - lotes 21 a 26, salas 103 a 107 - Sol Nascente


Como se inscrever?

Ao preencher o formulário eletrônico aqui, o candidato está automaticamente pré-matriculado no curso selecionado, considerando as vagas e a ordem cronológica de inscrição.

A Secretaria de Trabalho disponibiliza uma equipe para auxiliar os interessados até sexta-feira (2), das 14h às 19h, no Instituto do Bem (Samambaia Norte) e no Instituto Mãos Solidárias (Sol Nascente).

O resultado e a convocação dos selecionados será divulgada no site da Setrab, a partir do dia 6 de setembro. Os candidatos convocados devem comparecer ao Instituto do Bem ou ao Instituto Mãos Solidárias, no período de 8 a 10 de setembro, de quinta-feira a sábado, das 14h às 19h.

Para mais informações, o candidato pode contatar a Secretaria do Trabalho do DF pelo telefone ou WhatsApp: (61) 98279-0085.

DJ, fotografia e redes sociais


Empreendedora — Foto: Shutterstock

Para incentivar o empreendedorismo e os Microempreendedores Individuais (MEIs), na região do Recanto das Emas, o programa Empreender Criativo oferece cursos gratuitos profissionalizantes de fotografia, DJ e informática em redes sociais.

São 225 vagas, sendo 100 para o curso de informática em redes sociais, 100 para o curso de fotografia e 25 para o curso de DJ. As inscrições estão abertas até o dia 11 de setembro.

O projeto conta com duas turmas no período matutino e uma no vespertino. Pela manhã, das 8h às 12h, há as turmas de informática em redes sociais (50 alunos), fotografia (50 alunos) e DJ (25 alunos).

Já no período da tarde, são duas turmas de informática em redes sociais, cada uma com 50 vagas, que acontecem das 14h às 18h. Todos os cursos têm a carga horária de 40 horas.

No curso de informática em redes sociais, as aulas são baseadas em conteúdos como o conceito básico de redes sociais, marketing e benefícios para as marcas, por exemplo. No de fotografia, os alunos terão aulas de luz e imagem, técnica, diferentes tipos de fotografia e mercado de trabalho, entre outras.

Já na programação do curso de DJ, elementos como apresentação e construção da bateria, estrutura de música eletrônica, efeitos, mixagem e equalização básica estão previstos no programa.

Games

Desenvolvimento de games — Foto: adobe stock

O projeto Cultura Digital oferece 150 vagas em três cursos profissionalizantes, e gratuitos, nas áreas de E-sports, Animação Digital e Desenvolvimento de Jogos. Os cursos têm carga horária de 120 h e acontecem no Estacionamento da Administração Regional da Ceilândia, de 12 de setembro a 24 de outubro.

As inscrições vão até o dia 6 de setembro e devem ser feitas pela internet, pelos links de cada curso: E-sports, Animação Digital e Desenvolvimento de Jogos. Depois de se inscrever, o candidato recebe um e-mail com a confirmação para o início das aulas.

O curso profissionalizante em E-sports é ministrado no período matutino, das 8h às 12h, enquanto o de Animação Digital ocorre no período vespertino, das 14h às 18h. Já o de Desenvolvimento de jogos acontece no turno noturno, das 18h30 às 22h30.

O curso de E-sports tem aulas baseadas em Cultura dos Jogos, Jogos Competitivos, Monetização, Mentalidade, Estratégica, entre outras temáticas.

Para o curso de Animação Digital, Introdução ao Audiovisual, Pixel Art e Animação 3D são algumas das disciplinas. Já nas aulas de Desenvolvimento de Jogos, os destaques são Modelagem de Personagens, Marketing e Plano de Negócios e Realidade Aumentada e Virtual.