Foto: Divulgação/ Rodas da Paz

Entre os os agraciados com moções de louvor, está a Associação Civil Rodas da Paz, que atua no DF desde 2003 com o objetivo de reagir à violência e ao crescente número de acidentes e mortes no trânsito.

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realiza sessão solene para render homenagens a entidades e personalidades da história, da cultura e da educação da capital federal. A solenidade ocorre nesta quinta (15) por iniciativa da deputada Arlete Sampaio (PT), sendo parte das celebrações do dia do Patrimônio Cultural, instituído por meio da lei 5.080/2013, que teve origem em projeto apresentado pela parlamentar petista. O evento tem início às 19h no Plenário da CLDF com transmissão pela TV Câmara Distrital no canal aberto 9.3 e também no YouTube.

São 12 agraciados entre entidades e personalidades do DF. Segundo parlamentar, “é uma homenagem imprescindível e oportuna a essas pessoas que simbolizam a chama do sonho de Dom Bosco e tão bem representam os cidadãos e cidadãs do Distrito Federal”. Representantes da Secretaria de Educação do DF e da Secretaria de Cultura do DF foram convidados a participar da reunião.
Homenageados:

Rodas da Paz

Associação Civil Rodas da Paz atua no DF desde 2003 com o objetivo de reagir à violência e ao crescente número de acidentes e mortes no trânsito, trabalhando com a promoção da mobilidade sustentável, plural e pacífica e incentivando o uso cotidiano da bicicleta. Compõe os principais foros de consulta à sociedade civil no tema de mobilidade em Brasília, sendo uma das associações mais relevantes no cenário nacional, conhecida por ter mobilizado o país em torno do estabelecimento do dia 19 de agosto como Dia Nacional do Ciclista (Lei 13.508/17).
Batalha do Relógio

O Coletivo Cultural Batalha do Relógio organiza a manifestação cultural independente criada por MC’s de Taguatinga desde fevereiro de 2015. Insere-se na cultura Hip Hop e consiste em uma disputa de improviso na qual os MC’s desenvolvem improvisos em cima de 'batidas', gerando uma linha de raciocínio e a construção de uma ideia. O evento cultural conta ainda com espaço aberto ao público da cidade para demonstrar habilidades artísticas, difundindo a cultura Hip Hop, entre os jovens e transeuntes do DF e entorno.

Divino Valero Martins

Epidemiologista, especialista em entomologia, com larga experiência em Saúde Pública. Atualmente, é subsecretário de Vigilância em Saúde do Distrito Federal, coordenando as áreas de epidemias e pandemias.

Maria Aparecida Gussi

Enfermeira, especialista em saúde mental, doutora em ciências da saúde do trabalho (área de saúde mental) pelo Departamento de Enfermagem da Universidade de Brasília (UnB). Uma das coordenadoras do Observatório de Saúde Mental, compõe o Movimento da Luta Antimanicomial e o grupo Intercambiantes Brasil.

Vicente de Paula Faleiros

Assistente social, advogado especialista em planejamento e em gerontologia, doutor e pós-doutor em sociologia, professor titular aposentado e professor emérito da UnB, ex-professor da Universidade Católica de Brasília e da Universidade Federal da Paraíba. Pesquisador e autor em Ciências Sociais. Coordena o Fórum Distrital dos Direitos da Pessoa Idosa além de ser militante dos direitos humanos.
Maria Sílvia Rossi

Engenheira agrônoma, com graduação e mestrado na UnB, e doutorado na Universidade Paris 7 (França). Trabalha na área ambiental do Distrito Federal desde 2008, na Superintendência local do IBAMA-DF, e, desde 2011, na Secretaria do Meio Ambiente (SEMA-DF), onde ainda permanece. Liderou tecnicamente a elaboração da Lei da Sustentabilidade que instituiu o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE-DF) e o Sistema Distrital de Informações Ambientais (SISDIA).

Sueli Belatto

Ingressou na Congregação de Nossa Senhora – Cônegas de Santo Agostinho em 1976, período da ditadura militar. Conviveu com militantes de direitos humanos, vítimas de perseguição, e membros da Pastoral Operária. Bacharel em Direito e mestra pelo Programa de Pós-Graduação de Direitos Humanos da UnB. Advogou para o sindicato de trabalhadores canavieiros da região de Guarabira, e foi a primeira advogada do MST Rio Grande do Sul. Atuou como assistente de acusação em casos emblemáticos: Roseli Nunes, Chico Mendes, João Canuto, Expedito Ribeiro. Atualmente coordena a Regional de Brasília da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

Também é conselheira da Rede Social de Justiça e Direitos Humanos e membro do Observatório Político da Comissão Brasileira Justiça e Paz e da Equipe nacional de Direitos Humanos e Diálogos Inter-religiosos Vida e Justiça.

Martin-Léon-Jacques Ibáñez de Novion

Filho do exílio argentino nascido em 1975, no Hospital de Base. Foi membro fundador do Grêmio Estudantil do Colégio Sigma e Delegado do Orçamento Participativo, representando a Região Administrativa do Lago Norte (delegado mais jovem da RA). Foi Presidente do DCE Honestino Guimarães (UnB, 1999). Graduado em História (UnB, 1999), especialista em Bioética (UnB, 2002), mestre em História (UnB, 2005), doutor em Estudos Latino-americanos (Universidad Nacional Autónoma de México - UNAM, 2011). É professor e pesquisador do Departamento de Estudos Latino-Americanos da UnB desde 2013. Atualmente é presidente da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB).

Maria Aparecida de Queiroz Freitas Pereira

Formada em Medicina pela UnB, com residência médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital de Base do Distrito Federal e cursos no exterior. Doutora em Ciências da Saúde pela UnB, é autora e co-autora de vários Temas Livres em Congressos e Simpósios e autora de vários trabalhos na área de Mastologia. Foi servidora da Fundação Hospitalar do Distrito Federal, Preceptora/Coordenadora da Residência Médica em Mastologia-R3, e trabalhadora da Secretaria de Administração Federal da Presidência da República.

Simone Pereira Costa Benck

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre em Educação pela UnB e especialista no Ensino de Filosofia, pela UnB. Possui graduação em Ciências Econômicas pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB) e em Matemática pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Professora do quadro efetivo da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) desde 1994, exerceu diferentes funções na pasta, ocupando cargos como o de Diretora da Regional de Ensino de Sobradinho e Assessora do Gabinete da Subsecretaria de Educação Básica. Entre 2012 e 2016, foi Secretária Executiva da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), no Ministério da Educação, e, desde 2019, se dedica ao desenvolvimento da política de educação superior pública distrital, ocupando atualmente o cargo de Reitora Pro Tempore da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF).

Wilde Cardoso Gontijo Júnior

Engenheiro Eletricista pela Unb em 1984. Na UnB participou do centro acadêmico da Elétrica, das lutas pela redemocratização do País e pelas Diretas Já. Nos anos 1990, participou das lutas comunitárias em Taguatinga, como presidente da Associação de Moradores da QNC. Foi delegado, conselheiro e coordenador do Orçamento Participativo entre 1995 e 1998. Nesse período, foram revitalizados espaços urbanos e foi criada a ARIE JK. De 2000 a 2010, cursou engenharia civil, fez mestrado e ingressou no doutorado na UnB. Foi para a França em busca de capacitação, em 2011. Conheceu um mundo velho com cidades renovadas para as pessoas. Em 2016, ajudou a criar a Associação Andar a Pé – o movimento da gente. Atualmente, além de coordenador da Andar a Pé, atua como membro titular do Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do DF (CONPLAN) e do Fundo de Desenvolvimento Urbano do DF (FUNDURB).

Brunno Melo

Jornalista, formado pela UCB. Atua profissionalmente na área desde 2009. Foi setorista de política no Palácio do Planalto e de economia no Ministério da Fazenda e Banco Central. Desde 2016 é âncora do programa de rádio “CBN Brasília” com forte atuação também nas redes sociais. Exerceu papel fundamental durante a pandemia de COVID-19, divulgando e atualizando informações sobre o assunto no mundo, no Brasil e em Brasília.

Francisco Espínola - Agência CLDF