A ideia é equipar batalhões com equipamentos de ginástica.

Atividades físicas são consideras essenciais para a saúde das pessoas, mas para aqueles que exercem funções que demandam um bom condicionamento físico, como os policiais e bombeiros militares, elas se tornam determinantes para a execução de um bom trabalho.

Por isso, a Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou hoje em segundo turno projeto de lei n° 1772/2021 propondo o reconhecimento das academias de ginástica, estúdios de musculação, de esportes e congêneres voltados à atividade física como essenciais dentro dos batalhões.
“OS AGENTES DE SEGURANÇA DA NOSSA CIDADE PRECISAM DE UM BOM CONDICIONAMENTO PARA CUIDAR DA POPULAÇÃO E ATUALMENTE FAZEM ISSO PAGANDO DO PRÓPRIO BOLSO. O IDEAL É QUE OS BATALHÕES TENHAM INSTALAÇÕES APROPRIADAS PARA OFERECER, POUPANDO TEMPO E DINHEIROS PARA ELES”

Explica o autor do projeto, deputado distrital Hermeto (MDB).

De acordo com o texto da proposta, as respectivas unidades operacionais poderão utilizar-se de seus próprios espaços físicos e estruturas e as aquisições de equipamentos esportivos poderão ser feitas por meio de disponibilidade no orçamento, parceria com a iniciativa privada e/ou emendas parlamentares e de acordo com os respectivos projetos.

Antes mesmo da aprovação do projeto, o parlamentar destinou uma verba no valor de R$ 350 mil reais para a compra de aparelhos de ginástica para dois batalhões da polícia militar, o 13° BPM de Sobradinho e o 14º BPM de Planaltina. Os equipamentos servirão para montar academias nos respectivos batalhões.

A profissional de educação física e presidente do sindicato das academias do Distrito Federal, Thaís Yeleni, ressalta a importância da atividade física para estes agentes de segurança, e os benefícios que ela traz tanto físicos como psicológicos.

“É FUNDAMENTAL QUE POLICIAIS MILITARES E BOMBEIROS TENHAM ACESSO A ATIVIDADE FÍSICA ORIENTADA, AMBAS AS PROFISSÕES TRABALHAM COM O CORPO, NA HORA DE SALVAR UMA VIDA, DE SOCORRER ALGUÉM QUE ESTÁ PASSANDO PERIGO, ALÉM DO ASPECTO EMOCIONAL DESTES PROFISSIONAIS. ESTÃO O TEMPO TODO LIDANDO COM ATIVIDADE DE RISCO E A ATIVIDADE FÍSICA COLABORA PARA QUE ESSES AGENTES TENHAM DISCERNIMENTO NA TOMADA DE DECISÕES E HAJAM COM CALMA, NÃO POR IMPULSO, AFIRMA THAÍS.
Policiais e bombeiros militares estão ansiosos pela sanção da lei.

“Ter uma academia dentro do batalhão à disposição a qualquer horário com certeza nos incentiva a praticar mais exercícios”, comentou o SGT Ferreira (PMDF).--

Assessoria de Comunicação ASCOM
Deputado distrital HERMETO
MDB/DF

Contato: 61-3348-8110

Câmara Legislativa do Distrito Federal
Gabinete 11, 3° andar