Ilka é também a administradora que permanece mais tempo à frente da RA Plano Piloto
Foto: Emanuelle Sena/ ASCOM - RAPP

A administradora regional do Plano Piloto, Ilka Teodoro, participa da Conferência Distrital de Igualdade Racial na próxima terça-feira (8). No eixo temático “Enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-racial”, ela, que é a primeira mulher negra a administrar o centro da capital e a administradora mais longeva que o Plano Piloto já teve, vai abordar as estratégias de enfrentamento ao racismo que tem adotado tanto enquanto acadêmica, quanto como gestora pública.

“Enquanto a institucionalidade for uma reprodutora da estrutura racista, nós, que estamos dentro da institucionalidade temos que transformar essa estrutura, para que ela não reproduza padrões discriminatórios”, explica Ilka, que desde o início de sua gestão na RAPP utiliza mecanismos de diminuição de desigualdades, tanto para formação de equipe, priorizando a presença de mulheres negras e outros grupos diversos, quanto por meio da promoção de formações para servidores da RAPP e eventos para toda a comunidade de Brasília.

Ilka, que também é mestranda em Direitos Humanos pela Universidade de Brasília (UnB), ainda vai falar um pouco sobre os indicadores de raça encontrados em sua pesquisa sobre mortalidade materna durante a pandemia de covid-19.

Destaques da gestão

Os quase quatro anos de gestão de Ilka à frente do Plano Piloto trouxeram grandes mudanças na abordagem da questão racial na Região Administrativa. Marcante, a exposição “Reintegração de Posse - A Presença Negra no Distrito Federal”, levou para o maior abrigo de passageiros do centro da cidade, a história de pessoas negras no DF, muito além das narrativas sobre os candangos e os trabalhadores da construção civil da época da construção da cidade. Um trabalho de pesquisa feito por um grupo de pesquisa coordenado pela professora Ana Flávia Magalhães Pinto.

Em novembro de 2019, durante a realização da primeira edição do Festival Yalodê, a administradora, num feito simbólico e inédito, entregou as chaves da cidade para as mulheres negras. Fazendo valer o slogan de sua campanha eleitoral de 2018, quando dizia que “a cidade é das mulheres”.

Em 2021, o Festival Afrourbano chegou à Brasília pela primeira vez e contou com o apoio incessante de Ilka e sua administração, que também deu suporte a outras iniciativas como o Projeto Katendê, o Dia do Samba na Rodoviária do Plano Piloto, além de diversas ações de fortalecimento das políticas culturais, das quais é uma entusiasta.

PAÓ Comunicação
(61) 98179-9316

(61) 99953-7040