Espetáculo de Rafael Salmona narra as descobertas de James, um jovem escritor, diante do cenário histórico dos anos 1960 e das suas próprias revoluções internas. Direção de Rebeca Reis.
Após duas temporadas bem-sucedidas, incluindo participação nas duas edições da “Mostra+ de Diversidade” - no espaço Multicultural Casa dos Quatro e no Teatro do SESC Garagem -, o grupo brasiliense Coletivo Levante prepara sua última temporada em solo brasiliense antes de embarcar numa circulação nacional e internacional com o espetáculo “Uma Crônica para Quem Não Deveria Amar”, de Rafael Salmona, sob direção de Rebeca Reis.
Depois de levar mais de quinhentas pessoas ao teatro, o grupo, que conta ainda com Arthur Rinaldi, Lucca Marques e Vinícius Facó, se apresenta no Teatro dos Ventos (Duo Residence Mall, Águas Claras) de 18 a 20 de novembro, sexta e sábado, às 20h, e no domingo, às 19h. Vendas antecipadas em: https://www.sympla.com.br/evento/uma-cronica-pra-quem-nao-deveria-amar/1779580. Ingressos: R$ 30 (meia-entrada). Não recomendado para menores de 14 anos.
E em dezembro é a vez de desembarcarem em São Paulo, para curta temporada no Teatro Giostri, com sessão de lançamento da peça pela Editora Giostri - que, em 2016, foi responsável pela publicação de “Proibido Amar”, espetáculo também de Salmona, que naquele ano levou o Prêmio Cenym de Melhor Texto Original.
Para 2023, o coletivo foi convidado a estrear em terras portuguesas: o Espaço 5B Gastronomia & Arte, sediado na cidade do Porto e conduzido pelo renomado marchand brasileiro Alexei Waichenberg, abriu suas portas para uma temporada de um mês do espetáculo em março, seguida de circulação pelas cidades de Funchal (Ilha da Madeira) e Lisboa. Para viabilizar o projeto, os artistas organizaram uma campanha de financiamento coletivo por meio do site “Vakinha”.
Enredo
Na década de 1960, um jovem escritor é contratado por um famoso jornal dos Estados Unidos, e ganha a liberdade de escrever crônicas sobre a misteriosa Miss Daisy. Entre amor e ternura, a história vai ganhando todas as edições, até a verdade ser descoberta e revelar uma paixão quase proibida na época.
O texto narra um mundo paralisado por revoluções estudantis que marcaram a história do mundo e a vida de James, um personagem que, apesar de não saber muito bem sobre as coisas da vida, sente profundamente. Em meio a essas descobertas, encontra Elliot, um jovem revolucionário que entende que amar é um ato de resistir.
Ficha Técnica
Direção: Rebeca Reis
Texto: Rafael Salmona
Elenco: Arthur Rinaldi, Lucca Marques, Rafael Salmona e Vinícius Facó
Direção técnica e operação: Josias Silva
Cenário: Rui Miranda
Produção: Casa dos Quatro
Serviço
Uma Crônica para Quem Não Deveria Amar
De 18 a 20 de novembro
Sexta e Sábado às 20h, Domingo às 19h
Local: Teatro dos Ventos (Duo Residence Mall, Águas Claras)
Ingressos: R$ 30 (meia-entrada)
Não recomendado para menores de 14 anos
0 Comentários