Após quatro anos de intensa dedicação às tarefas do cargo de Administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro anuncia o desligamento em suas redes sociais, na manhã de 09 de janeiro, após os ataques à democracia, ao patrimônio público, depredação de patrimônio público e outros atos terroristas de golpistas na capital do país, nesse domingo (08). O governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, foi comunicado da decisão previamente. Abaixo, a íntegra da nota veiculada por Ilka Teodoro:

Foto: Emanuelle Sena

“Ontem foi um dia muito triste pra Brasília e para o Brasil.

Sou nascida e criada aqui. Nunca antes presenciei algo tão violento simultaneamente com nossa história, com nosso patrimônio, com nossa arquitetura e com nossa democracia.

Repudio veemente o duro golpe que Brasília sofreu ontem, deixando um trauma e marca indelével na nossa memória.

A tolerância com os intolerantes, fascistas e terroristas nos levou ao caos.

Tivemos uma festa linda no primeiro domingo do ano, e fomos do céu ao inferno em uma semana.

Depois de um protocolo de operações integradas impecável, com a participação de todos os órgãos necessários e envolvidos, mostrando ser possível garantir a segurança em grandes eventos na área central da cidade, tivemos hoje o completo descumprimento de medidas necessárias para evitar que o cenário de guerra se instalasse no coração do Brasil - que o mundo assistiu estarrecido, consternado e em profundo lamento.

A ausência de um comando firme na segurança pública, coordenando as operações e ordens de missão do dia e garantindo a participação e integração dos demais órgãos, deixou um vácuo doloso e um cenário de terra arrasada.

A Intervenção Federal decretada foi necessária para que fossem adotadas as medidas urgentes para restaurar a lei e a ordem no território e para que possamos sonhar em voltar ao cenário de normalidade, com o diálogo preciso para reconstrução do país.

No âmbito do Governo do DF, a situação é de insustentabilidade.

Como cidadã e como Administradora Regional, jamais havia me sentido tão insegura e impotente.

A ação tardia do GDF é injustificável e indefensável. Os danos causados são irreparáveis. Por isso, agradecendo ao povo de Brasília e à responsabilidade até ontem confiada pelo Governador Ibaneis Rocha, comunico o meu desligamento da Administração do Plano Piloto, em caráter irrevogável.”


PAÓ Comunicação
(61) 98179-9316

(61) 99953-7040