Foto: Renato Alves/Agência Brasília

O ministro Alexandre de Moraes, sob a justificativa de conter ataques à Corte e ao Estado Democrático de Direito, afastou por 90 dias o governador, Ibaneis Rocha (MDB), eleito em 1º turno, por quase 1 milhão de eleitores sem que houvesse um pedido da Procuradoria-Geral da República.

Nem mesmo as investigações iniciadas pelo subprocurador-geral da República, Carlos Frederico Santos, apontam qualquer evolvimento de Ibaneis com os atos antidemocráticos.

A Bancada do DF no Congresso Nacional se reuniu na última quinta-feira (02/02), para tratar sobre o assunto e emitiu uma nota pedindo o retorno de Ibaneis.

“A Bancada do Distrito Federal vem a público solicitar ao Supremo Tribunal Federal (STF) que avalie o imediato retorno do governador Ibaneis Rocha às suas funções à frente do Governo do Distrito Federal. Há quase um mês e sem provas divulgadas de seu envolvimento nos atos de vandalismo perpetrados no último dia 8 de janeiro, não há justificativas para que o governador permaneça afastado do cargo”, afirmaram na nota conjunta.

Participaram do encontro, os deputados Alberto Fraga, Bia Kicis, Paulo Fernando, Reginaldo Veras, a senadora Leila Barros, o presidente da Câmara Legislativa, Wellington Luiz, o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar e o diretor-Geral da Polícia Civil do DF, Robson Cândido. A governadora em exercício foi representada pela sua assessoria.
Leia a nota da bancada do Distrito Federal

A Bancada do Distrito Federal vem a público solicitar ao Supremo Tribunal Federal (STF) que avalie o imediato retorno do governador Ibaneis Rocha às suas funções à frente do Governo do Distrito Federal. Há quase um mês e sem provas divulgadas de seu envolvimento nos atos de vandalismo perpetrados no último dia 8 de janeiro, não há justificativas para que o governador permaneça afastado do cargo. Ibaneis Rocha foi eleito pelo povo do Distrito Federal, em primeiro turno, e nós, representantes igualmente eleitos, consideramos urgente que sejam restabelecidas as suas funções para que a capital volte à sua normalidade.

Deixamos claro ainda que repudiamos todo e qualquer ato de vandalismo, e esperamos que os responsáveis sejam identificados e igualmente punidos, de acordo com a lei.
A nota foi aprovada pelos seguintes parlamentares:

Senadores:

– Izalci Lucas (PSDB)

– Leila Barros (PDT)

– Damares Alves (PR)

Deputados Federais:

– Bia Kicis (PL)

– Alberto Fraga (PL)

– Rafael Prudente (MDB)

– Júlio César (Republicanos)

– Paulo Fernando (Republicanos/Suplente)

- Fred Linhares (Republicanos)

A deputada Erika Kokay se manifestou contrária à nota e ao seu conteúdo.