Da redação do Conectado ao Poder

O governador Ibaneis Rocha afirmou que, mesmo o Sol Nascente tendo muitas pessoas carentes, não deve ser considerado uma favela. As primeiras informações do Censo do IBGE, indicou a comunidade como a maior favela do país, que atualmente possui 32.081 domicílios, ultrapassando a Rocinha do Rio de Janeiro.

“Eu digo que ali, não é uma favela. Nós temos uma cidade, uma comunidade constituída, onde as obras estão em andamento, o processo de regularização avança a cada momento”, afirma Ibaneis.

Região administrativa

Desde o seu primeiro mandato como governador do DF, Ibaneis tem promovido diversos investimentos para garantir mais dignidade à comunidade de Sol Nascente, visto que foi ele que a transformou em uma região administrativa (RA 32), em 2019. Desde então, a comunidade tem passado por uma fase de desenvolvimento.

Infraestrutura

Mais de R$ 600 milhões de reais já foram investidos em diversas áreas na região. Recentemente, mais uma etapa foi concluída na rede de esgoto, garantindo condições de higiene e saúde pública aos moradores.

Educação

Além disso, focando na Educação das crianças, o Governo investiu na construção de cinco escolas e cinco creches. Três já estão em funcionamento e duas em licitação. Já o restaurante comunitário e o terminal rodoviário, estão em fase de acabamento. A previsão é que fiquem prontos em abril para serem inaugurados.

Restaurante Comunitário

“Esse restaurante, por ser localizado próximo à região do Pôr do Sol, vai atingir uma população que não consegue chegar até o atual restaurante, que é mais distante. Com essa unidade, toda a região será atendida com preço acessível”, pontua Vanderléa Cremonini, subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes.

Terminal de ônibus

Com investimento de R$ 3,5 milhões, o terminal de ônibus contará com seis baias para embarque, 10 pontos de estocagem, 14 vagas de estacionamento para veículos e 11 para motos, paraciclos com 24 vagas, três salas para apoio administrativo, além de lanchonete e banheiros com acessibilidade.