Foto: Divulgação/Codhab

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab-DF) tem novo diretor-presidente a partir desta segunda-feira. Publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), a nomeação de Marcelo Fagundes é para um mandato de dois anos, com validade até 21 de março de 2025.

Com um longo currículo pelo Governo do Distrito Federal (GDF), desde 2002 Marcelo Fagundes ocupou cargos importantes em algumas secretarias e órgãos, como nas secretarias de Esporte e Lazer; e de Desenvolvimento Econômico; na Administração Regional do Sudoeste e na Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), onde esteve em sua última ocupação.

“Assumo o cargo com sentimento de muita responsabilidade e empenhado em honrar os compromissos assumidos pelo governo na parte referente à política habitacional do DF. Será um período focado nas entregas e pessoas, sobretudo aquelas que mais necessitam do governo, intervindo positivamente em suas vidas. Muito foi semeado no primeiro mandato do governador e na gestão do ex-presidente Wellington Luiz, agora é o momento de entregar os frutos”, disse Marcelo Fagundes.

Entregas para famílias de baixa renda

Segundo a medida provisória do novo Minha Casa Minha Vida, as famílias que ganham renda mensal de até R$ 2.640 em áreas urbanas do Distrito Federal terão mais oportunidades de serem contempladas com uma moradia. Agora, o objetivo é que até 50% das unidades financiadas e subsidiadas sejam destinadas a esse público. O subsídio do programa irá variar de 85% a 95% do valor do imóvel. O teto que pode ser subsidiado agora é de até R$ 140 mil nas cidades.

Com isso, o GDF implantou uma força-tarefa para entregar quase 19 mil novas unidades habitacionais até o fim de 2024. Dessas, 6,1 mil serão entregues ainda este ano para a população mais vulnerável, beneficiando mais 90 mil pessoas que terão moradia própria.

Além disso, a Codhab planeja atender mais famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social, executando mais projetos de reforma e reconstrução, por meio dos programas de assistência técnica.