Seletivas do projeto Futuro Campeão estão marcadas para este sábado (4) nos centros olímpicos e paralímpicos de Santa Maria e Recanto das Emas.

Ian Ferraz, da Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Os centros olímpicos e paralímpicos (COPs) de Santa Maria e Recanto das Emas recebem, neste sábado (4), jovens interessados em praticar basquete e voleibol femininos. A partir das 9h, os dois locais vão selecionar jovens de 9 a 17 anos do DF e do Entorno para integrarem o programa Futuro Campeão e também categorias de base de equipes da capital. As inscrições poderão ser feitas na hora. Durante a seletiva, serão avaliados aspectos técnicos referentes às jogadoras | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

O secretário de Esporte e Lazer interino, Renato Junqueira, lembra que o objetivo das seletivas é garimpar talentos. “Além de achar novos atletas por meio das seletivas, o importante é tirar nossos jovens das ruas, da frente do celular, do computador, do submundo das drogas e mostrar o quanto é interessante praticar um esporte e dar condições de se tornarem um grande atleta”, ressalta. “No caso da categoria feminina, aqui as mulheres têm vez, e queremos novas atletas em todas as modalidades esportivas do DF”.

Serão analisados gestos técnicos, comprometimento e a disponibilidade de horário de cada competidor, pois os treinos acontecem regularmente. “O DF sempre apoiou o voleibol feminino, e queremos encontrar futuras atletas que possam vir a integrar a seleção brasileira”, afirma o treinador de voleibol do COP do Recanto das Emas, Rafael Reino.

Serão ainda levados em consideração itens como a junção de dados antropométricos, capacidade física e parte técnica, além dos principais fundamentos da modalidade – saque, toques e outras habilidades. “O esporte coletivo tem esse fator positivo, de trabalhar a disciplina e a união”, pontua o treinador.

*Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer