Foto: Agência Brasília

A Fecomércio-DF informa que, na sexta-feira (21 de abril), data em que se comemora o aniversário de Brasília e o Dia de Tiradentes, as empresas ligadas à base do Sindigêneros-DF, do Sindióptica-DF e do Sindipel-DF podem funcionar.

Açougues, minimercados, floriculturas, óticas, livrarias e papelarias podem abrir as portas, de acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) firmada entre a Fecomércio-DF, os sindicatos patronais e o Sindicato dos Comerciários do DF (Sindicom-DF). A decisão fica a cargo dos donos das empresas.

Os empregadores, no entanto, devem ficar atentos às regras de compensação dos trabalhadores para esse dia, que garantem vale transporte gratuito, alimentação, turno de seis horas e uma folga por semana no domingo ou feriado, podendo ser no período de dez dias. O salário do dia será remunerado com 50% de acréscimo.

O Sindivarejista informa que o comércio de rua e shoppings também pode funcionar normalmente. Para isso, o sindicato faz a mesma ressalva referente ao disposto na CCT que trata sobre o trabalho em dia de feriado.

Bares e restaurantes, assim como supermercados, feiras e drogarias devem funcionar normalmente no dia 21 de abril, de acordo com o Sindhobar-DF, Sindisuper-DF, Sindifeira-DF e o Sincofarma-DF.