Foto: Divulgação/Detran-DF

De acordo com um levantamento preliminar do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), no primeiro trimestre de 2023 foram registradas 47 mortes no trânsito do DF. Os dados indicam uma redução de 27% no número de óbitos, na comparação com o mesmo período do ano passado, quando 65 pessoas morreram vítimas de acidentes de trânsito.

Segundo a Gerência de Estatísticas do Detran-DF (Gerest), o levantamento preliminar demonstra uma queda significativa no número de ocorrências em vias urbanas. De janeiro a março deste ano, foram registradas oito mortes, uma redução de 69% em relação ao primeiro trimestre de 2022, quando ocorreram 26 óbitos.

Vítimas fatais

Dentre as vítimas fatais registradas no DF em 2023, a maior redução de óbitos foi de ciclistas. De janeiro a março do ano passado, ocorreram nove mortes. Neste ano, foram registradas quatro, o que representa uma diminuição de 55%. Considerando apenas as vias urbanas do DF, a maior redução foi no número de óbitos de pedestres, uma queda de 87%. Em 2022, oito pessoas foram vítimas de atropelamento, enquanto em 2023 foi registrada uma morte.

Para o diretor-geral do Detran-DF, Marcelo Portela, a integração das ações de educação, engenharia e fiscalização tem contribuído para a redução dos acidentes fatais. “O Departamento de Trânsito tem intensificado as ações voltadas a pedestres, condutores e ciclistas, com o foco no respeito e nas boas práticas. A intenção é promover a conscientização por meio de atividades educativas e garantir a segurança com ações de engenharia e fiscalização”, destaca o diretor.