Conectado ao Poder

Nesta segunda-feira (10) completou 100 dias do governo Lula e mediante as ações do presidente, especialistas avaliam a sua conduta destacando os pontos positivos e negativos durante este período.

Segundo a opinião do jornalista Frei Betto, o governo fez a retirada dos garimpeiros situados no território Yanonami e priorizou o cuidado da saúde com este povo indígena. Porém, o desmatamento na Amazônia e no cerrado precisa ser reduzido.

Segundo dados do Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), no mês de março foram derrubados 325km² de floresta, equivalente ao tamanho de Belo Horizonte. Este número revela a maior devastação registrada em 16 anos e devido a isso, o coordenador do Programa de Monitoramento da Amazônia do Imazon, Carlos Souza Júnior, afirma que é necessário serem aplicadas, com urgência, as políticas de combate ao desmatamento anunciadas pelo governo federal, que ainda não foram cumpridas.

Invasões do dia 8 de janeiro

Durante as ações situadas nesses 100 dias, o presidente Lula não citou as invasões ocorridas na sede dos Três Poderes no dia 8 de janeiro. Na avaliação do especialista Renato Sérgio de Lima, presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), mesmo com o seu trabalho feito, tais acontecimentos resultaram em dias “turbulentos” para o seu mandato.

Decreto de armas

Agora, “o governo precisa recuperar a dianteira que teve no primeiro dia, com o decreto de armas, para poder pensar na divulgação e no detalhamento de políticas como, por exemplo, as do Plano Amazônia mais Segura (Amas) e do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci)”, afirmou Renato Sergio.

Este decreto de armas foi elogiado e considerado como o “primeiro acerto” do presidente para a professora de Ciências Criminais do Instituto brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). “A retomada do controle dos armamentos e da comercialização destes no Brasil, é algo bastante urgente, especialmente para a redução dos índices de violência e da sensação de insegurança da população”, pontua.

Pronasci

Na opinião dos especialistas citados, o retorno do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) é considerado uma das mais importantes políticas públicas do governo. Um dos seus objetivos é baixar a taxa de homicídios com menos de 16 mortes por 100 mil habitantes até 2030 e reduzir as taxas que envolvem mortes violentas de mulheres.

Ao finalizar, Frei Betto pontua que, “sem educação política do povo e mobilização popular, Lula não vencerá os imensos desafios que o Brasil tem pela frente”.