Conectado ao Poder

Guarda Janio, suplente de deputado federal, esteve no Programa Conectado ao Poder, da Rádio Atividade FM (107,1), e comentou sobre a aprovação da lei 7.062, de sua autoria, que dá o direito às mulheres terem acompanhantes nas consultas e exames ginecológicos. 

Enquanto estava na Câmara Legislativa, Guarda Janio teve seis projetos de leis aprovados, além de 27 indicações. Dentre elas, está a lei 7.062, aprovada no DF. “Agora, toda mulher possui o direito de ter um acompanhante, pessoa de sua livre escolha, nos exames ginecológicos e outros, contra os abusos sexuais nos consultórios públicos e particulares”, afirma.

Janio pontua que na época apresentou o projeto de sua autoria ao deputado Julio Cesar, que deu entrada na Câmara Federal. A lei foi aprovada, depois sancionada por Paco Britto, ex-vice-governador, e agora, só resta a adaptação dos hospitais públicos para garantir salas maiores e a regulamentação de Ibaneis Rocha.

“Eu lutei muito por essa causa, debati com o Sindicato de Enfermagem para chegar em um acordo de que precisava de uma punição de R$ 1000 a R$ 10 mil a esses médicos e agora é um direito de todas as mulheres. Quem não cumprir, já podem entrar na justiça”, destaca.