Casos de pessoas que medicam seus cães e gatos são muito comuns, mas há muitos perigos por trás dessa prática, que muitas vezes é feita sem orientação de médicos veterinários. Com o objetivo de alertar os tutores a respeito desses riscos, o projeto de lei (PL 450/23), recém-apresentado na CLDF pelo deputado distrital Robério Negreiros (PSD), institui uma campanha de conscientização dos riscos da medicação animal no Distrito Federal.

Foto: Carlos Gandra/ Agência CLDF

A iniciativa, segundo o autor, tem como princípio dar mais efetividade às políticas públicas relacionadas à proteção, saúde e bem-estar dos animais. O parlamentar considera que os pets são, hoje, parte indissociável de nossa sociedade o que aumenta ainda mais a necessidade de alertar as pessoas sobre os perigos de medicar seus pets sem a devida receita de um profissional.

"Temos em nossa cultura a perigosa automedicação em humanos, e com os animais não é diferente. Muitas vezes as pessoas tendem a medicar os animais erroneamente, e até mesmo com medicação humana", diz o deputado.

Segundo Robério, ainda que os tutores responsáveis tenham por objetivo o bem-estar de seus pets, o acompanhamento dos médicos veterinários é indispensável para evitar o sofrimento. “E a campanha publicitária, incentivada pelo Estado, é uma forma eficaz para se alertar sobre o fato”, defende.

*Com informações da assessoria de comunicação do deputado Robério Negreiros

Vinícius Vicente (estagiário) - CLDF